O Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em reunião remota na última segunda-feira, 7, estabeleceu as diretrizes para o retorno gradual das atividades presenciais dos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica. A resolução nº 35/2021 do CSPP, considerou a aprovação da Resolução nº 58/2021 do Conselho Superior (Consu) que estabelece diretrizes para o processo de retorno gradual das atividades presenciais da UFJF.

De acordo com a normativa, para a autorização da retomada das atividades presenciais dos programas, gerenciados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), é preciso seguir os protocolos de Biossegurança da Instituição e respeitar a autonomia dos estudantes para participação ou não nas atividades presenciais, condicionada à assinatura do termo de Anuência e Responsabilidade, disponibilizada em anexo na resolução.

A resolução nº 35/2021 ainda destaca que todos os estudantes envolvidos nas atividades presenciais deverão realizar a capacitação de prevenção à Covid-19, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e o registro diário no Aplicativo Busco Saúde.

Vale destacar que, antes de iniciar as atividades, o orientador deverá encaminhar para a Propp um plano de atividades adaptado, incluindo a programação de atividades presenciais; Documento registrando a aprovação do plano de atividades pela Comissão Local de Biossegurança; e o Termo de Anuência e Responsabilidade assinado pelos alunos que concordarem com o retorno presencial.

De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, a iniciativa representa mais um passo em direção aos anseios da comunidade científica da UFJF pela retomada plena das atividades de pesquisa em todas as suas dimensões. “Durante o período de suspensão das atividades presenciais, nos esforçamos por manter a pesquisa experimental em nossa instituição, abrimos os laboratórios sob rígidas regras de acesso para parte de alunos de pós-graduação, docentes e demais pesquisadores. Com a retomada gradual das atividades, faltava apenas possibilitar o acesso presencial dos alunos dos programas de iniciação científica.”

Ainda segundo a pró-reitora, é preciso ressaltar alguns cuidados que os estudantes devem tomar caso optem pelo retorno às atividades presenciais. “A resolução se baseia em dois critérios: manutenção de todos os cuidados com a biossegurança e autonomia do aluno em aceitar ou não a retomada presencial. Assim, garantimos o necessário respeito aos princípios científicos de controle da pandemia, como também o respeito aos interesses e disponibilidade individual de cada aluno”, finaliza.

Outras informações: Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF