Documento é referente à primeira etapa, que analisa políticas de gestão (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou o Relatório de Autoavaliação Institucional (Raai). O documento é referente à primeira etapa de avaliação do triênio 2021-2023 e está relacionado ao eixo quatro – Políticas de Gestão.

O relatório ressalta pontos fortes e fracos da instituição. Um exemplo é a boa avaliação em relação a organização e gestão de vários setores da UFJF, como Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) e Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Por outro lado, a representante de docentes da CPA, Pâmela Gerheim, observa que foi baixo o percentual de satisfação dos participantes quanto ao conhecimento das atividades desenvolvidas pela CPA na instituição. “Isso reforça a necessidade de pensarmos estratégias de superação das fragilidades e problemas identificados pela pesquisa.”

Mais de 1900 participantes
Essa é a primeira pesquisa da CPA envolvendo toda a comunidade acadêmica da UFJF, contando com a participação de 1922 pessoas, sendo 1418 estudantes e 509 servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs).

A consulta aconteceu no período de 17 de janeiro a 13 de fevereiro deste ano, realizada via questionário on-line disponibilizado no Siga. Também foram utilizadas outras formas de coleta, como relatórios de vários setores da UFJF, e resultados das avaliações das atividades acadêmicas conduzidas pela Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi).

Segundo Pâmela, o principal objetivo da autoavaliação institucional é a construção de conhecimento sobre a realidade institucional, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Etapas
A pesquisa é dividida em três etapas: a primeira, já realizada, aborda o eixo quatro, referente às políticas de gestão; a segunda trata sobre o eixo dois, Desenvolvimento Institucional; e a última aborda os eixos um e cinco, referentes a Planejamento e Avaliação Institucional, e Infraestrutura Física, respectivamente.

A avaliação interna é uma exigência legal, segundo a Lei 10.861, aprovada em 2004. A partir dela, políticas de planejamento administrativo, pedagógico e social podem ser norteadas, visando refletir diretamente em melhorias para a comunidade e para a própria Universidade.

O relatório completo está disponível no site da CPA.

Comissão Própria de Avaliação