Ao longo de dez encontros, os estudantes aprenderão a lidar melhor com os desafios inerentes ao ambiente acadêmico. (Foto: Pixabay)

O setor de Assistência Estudantil do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) promove, a partir de 10 de março, uma série de palestras sobre saúde mental no ambiente acadêmico. Serão dez ‘lives’, que acontecerão sempre às quintas-feiras, de 13h30 às 14h30, com transmissão pelo perfil do setor no Instagram.

O projeto ‘Conversando Sobre Saúde Mental’ tem o objetivo de oferecer aos estudantes de graduação do campus conhecimentos e orientações que os auxiliem a enfrentar os diferentes desafios psicológicos que costumam atravessar a vida na universidade. Esta iniciativa integra a política de promoção à saúde mental no contexto universitário desenvolvida pelo setor.

De acordo com Lucas Nápoli, psicólogo da Assistência Estudantil responsável por ministrar os conteúdos, o projeto é fruto de “constatação feita pelos profissionais do setor, especialmente os psicólogos, de que muitos discentes apresentam sofrimento decorrente da falta de conhecimentos e habilidades para lidar com determinados desafios inerentes ao contexto estudantil”.

Ainda segundo Nápoli, “alguns desses alunos se sentem à vontade para solicitar atendimento psicológico individual na própria universidade e podem, portanto, trabalhar tais vulnerabilidades por meio desse dispositivo; mas outros, porém, não chegam até os atendimentos individuais, seja por vergonha, resistência ou pela falta de horários disponíveis dos psicólogos devido à elevada demanda por atendimentos no campus”. A iniciativa visa atender justamente esse último grupo.

Não é necessária inscrição prévia para participar das atividades.