O começo do semestre letivo representa para os estudantes, sobretudo para os calouros, uma série de novas obrigações, horários de estudo, grades de disciplinas, aulas online, dentre outras tantas atividades que compõem o Ensino Remoto Emergencial da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para auxiliar a comunidade acadêmica a conciliar as tarefas da graduação sem deixar de lado a saúde mental, o setor de Assistência Estudantil promove, nesta quinta (27), a live Dez dicas para um semestre produtivo saudável. A atividade será ministrada pelo psicólogo Lucas Nápoli, no instagram do setor.

A live terá início às 15h e será aberta a toda a comunidade da rede social. Serão repassadas orientações básicas e dicas simples para o estudante organizar suas tarefas e manter uma boa performance acadêmica sem prejudicar o bem-estar psicológico e a saúde mental. “Para ter tranquilidade e produtividade é preciso investir no planejamento. Muitas vezes, diante de provas, aulas, atividades e trabalhos, ou seja, diante da dificuldade e da quantidade de material para consumir, adotamos uma atitude de defesa, de ‘deixar para depois’. Com isso, acontece o acúmulo de tarefas e nos sentimos sobrecarregados”, explica Lucas.

Segundo o profissional, embora a sobrecarga relatada por muitos estudantes esteja relacionada à grande quantidade de atividades que fazem parte do cotidiano da universidade, também se deve à dificuldade na organização do tempo pelo aluno. “Alguns gastam tempo demais em redes sociais, perdem tempo em tarefas irrelevantes, que não vão gerar resultado, não se planejam, nem se programam, então vivenciam momentos de sobrecarga”. Ainda de acordo com Lucas, o contexto atual do Ensino Remoto representa um desafio ainda maior para os estudantes, “pois precisam utilizar ainda mais sua capacidade de autogerenciamento, com um sistema de organização próprio que seja eficaz. Na live, vamos demonstrar que se conseguirem seguir essas orientações, vão ter um semestre tranquilo, produtivo e com saúde mental”.

A live será realizada no instagram do setor de Assistência Estudantil, a partir das 15h. Participe!