Luana chegou cedo na Faculdade de Medicina (Foto: Letícia Santos)

O segundo dia das avaliações do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou, neste domingo, 6 de fevereiro, com mais tranquilidade em Juiz de Fora. Já conhecendo os locais de prova e trajeto, os candidatos se anteciparam e às 12h30 o trânsito no campus fluía com maior rapidez.

Para a estudante vinda de Três Rios, Luana Marques, o dia começou cedo. Após completar os 18 anos na última quarta-feira, 2 de fevereiro, foi uma das primeiras candidatas a chegar no prédio da Faculdade de Medicina da UFJF, por volta das 9h30. Decidida a fazer o curso de Design está com boas expectativas e acredita que fez uma boa prova no dia anterior.

“Optei por essa graduação porque sempre quis estudar algo ligado a moda e a beleza. Estudei bastante e a minha expectativa é boa, acho que só vou conseguir sair próximo das 17h. Acho importante dizer que me senti segura, pois todos estavam usando as máscaras direitinho e mantendo o distanciamento”, comenta Luana.

No bairro São Mateus, Rodrigo Xavier estava confiante no processo (Foto: Letícia Santos)

No bairro São Mateus, Rodrigo Ribeiro Xavier, chegou por volta das 9h ao Colégio Equipe para começar o segundo dia de provas do módulo II do Pism. Vindo de Argirita, pretende cursar Direito para, futuramente, ingressar na carreira policial. Segundo o estudante, optou em tentar o vestibular seriado pela facilidade em dividir os estudos ao longo de três anos. “A Universidade é muito boa e permite que façamos as provas assim que terminamos cada ano do ensino médio. Às vezes, o ensino médio é bem puxado, principalmente porque estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), mas os professores nos ajudam dando um empurrãozinho para irmos bem nos testes.”

Talita, a espera da abertura dos portões no colégio Apogeu, disse que o segundo dia deve ser mais fácil (Foto: Letícia Santos)

Já na região central de Juiz de Fora, a estudante Talita da Silva Miranda, chegou por volta das 10h30, no Colégio Apogeu para prestar o módulo II do Pism. Vinda de Levy Gasparian, pretende prestar o vestibular para o curso de Direito. Sobre as provas, para o segundo dia de avaliações, acredita que será mais fácil, considerando que as provas de Matemática e Química foram feitas no sábado, 5.

Sabatista

Sabatista, Lucas terminou as provas ontem depois das 23h, e hoje chegou cedo para o segundo dia (Foto: Letícia Santos)

Também vindo de Levy Gasparian, o sabatista Lucas Marinho, de 16 anos, está alocado no Colégio de Aplicação João XXIII. Candidato do módulo I do Pism, ainda não sabe qual graduação escolher, mas pretende optar por algum curso vinculado ao estudo de Internet. Diante da crença religiosa, no primeiro dia de provas, compareceu ao local de exames entre 12h e 12h45 e ficou sob fiscalização e incomunicável, até às 19h, quando iniciou a avaliação.

“Ontem saí do local de provas por volta das 23h15 e hoje cheguei por volta das 10h para seguir as recomendações da UFJF, chegar com antecedência e apresentar a documentação necessária”. Sobre a experiência em fazer os exames, achou bem interessante. “Como estudei pouco, achei as provas difíceis, mas achei que seriam mais complicadas. Hoje a minha expectativa é a mesma de ontem, ou seja, mesmo não estudando muito, espero conseguir fazer tudo certinho”, finaliza Lucas.

Pism em números

O quantitativo de colaboradores envolvidos no Pism 2022, se considerados a atuação nos cinco municípios, é de aproximadamente seis mil, divididos em atividades de coordenação, supervisão, fiscalização e aplicação, entre os três módulos do programa. Além deles, uma equipe de cem pessoas atua no receptivo, ajudando os participantes que chegam aos locais do exame. Eles estão vestidos com coletes cinzas e crachás de identificação vermelhos.

Do total de 30.342 inscritos, 4.638 não fizeram as provas (15,28%) nas cinco cidades de aplicação no primeiro dia do vestibular seriado.

Candidatos falam sobre expectativas no primeiro dia do Pism

Movimento no campus já se intensifica para o Pism

Cerca de 30 mil estudantes fazem provas do Pism este fim de semana

UFJF encerra primeiro dia de provas dos três módulos do Pism