A equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encaminhou, na última terça-feira, dia 14, para os estudantes concluintes, as orientações para a participação na cerimônia de Colação de Grau Unificada da Instituição. O evento acontecerá remotamente às 19h, da próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro. A  transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pelo público no canal da UFJF no Youtube.

No total, mais de 250 estudantes concluintes de  Administração Pública; Educação Física; Física; Matemática; Pedagogia e Licenciatura em Computação, ofertados por meio do Ensino a Distância (EAD); e Odontologia, oferecido pelo campus sede, participarão da solenidade.

Para facilitar a vida do estudante, o Portal da UFJF separou o passo-a-passo para a participação na cerimônia.

Acesso a plataforma 

O evento será realizado pela plataforma Zoom. Para ter acesso, será preciso que o estudante utilize o nome completo e que entre na sala virtual com uma hora de antecedência. Caso o aluno não esteja habituado com a ferramenta, poderá consultar o tutorial para conhecer a plataforma.

Não compartilhe link de participação

O link para a participação no evento não deverá ser compartilhado com outras pessoas e/ou estudantes. Os convidados devem prestigiar o evento pelo Youtube. Além da exigência da entrada na plataforma com uma hora de antecedência, para teste de áudio e vídeo, é preciso utilizar uma conexão de banda larga para evitar lentidão e travamentos. Recomenda-se, também, que sejam evitados acessos ao Zoom utilizando dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Durante a cerimônia

Após o início da cerimônia, o estudante deverá manter a câmera ligada e o microfone desligado. Quando o aluno for chamado pelo cerimonialista, também é preciso que aguarde com a câmera aberta, pois em pequenos grupos de formandos será feito um pequeno mosaico. Este será o momento de registro da cerimônia por parte dos formandos.

Não há traje obrigatório

A cerimônia está prevista para durar uma hora e trinta minutos, incluindo todos os atos elencados no roteiro. Vale destacar que não há traje obrigatório, mas sugere-se somente que a vestimenta esteja condizente com a cerimônia, considerando que a mesma será transmitida on-line no Canal da UFJF.

Termo de colação de grau

O Termo de Colação de Grau estará disponível para assinatura 30 minutos antes do início da cerimônia. O estudante receberá as informações detalhadas durante a participação on-line, antes e após a cerimônia. 

Após o término da cerimônia, os graduados deverão permanecer on-line na sala virtual para orientações da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), quanto à realização dos atos de assinatura e emissão do Termo de Colação de Grau Remota e para posterior emissão da Declaração. As informações sobre a retirada do diploma serão posteriormente repassadas por e-mail.

 

Leia mais

Colação de grau unificada reúne mais de 250 formandos

Outras informações: cerimonial@ufjf.edu.br  

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF