(Atualizada em 9 de janeiro de 2024, às 8h34)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu as datas para as cerimônias de colação de grau unificada dos formandos do segundo semestre letivo de 2023 e de parte das graduações que seguem cronograma regular em fase de alinhamento com o ano civil. Estima-se que cerca de 1.500 alunos de 53 cursos do campus Juiz de Fora participem da solenidade, agendada para os dias 6, 7 e 8 de fevereiro, em dois horários: 17h e 19h30. O evento ocorrerá no Cine-Theatro Central, e os horários e datas específicos para cada curso podem ser conferidos no quadro ao final desta matéria.

É fundamental que os estudantes sigam as orientações da equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional, respeitando os prazos para a retirada de convites, submissão dos nomes de oradores e juramentistas, e solicitação de atendimento especial, se necessário.

Retirada de convites

Para a cerimônia, cada formando tem direito a seis convites, que serão distribuídos nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, entre 8h e 17h, na Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, localizada no prédio da Biblioteca Central, adjacente à Central de Atendimento (CAT). Havendo sobras de convites, estes serão redistribuídos no dia 2 de fevereiro, às 14h.

A retirada pode ser realizada pelo próprio estudante ou por um representante, contudo, é imprescindível a apresentação de um documento com foto do formando, como o Registro Geral (RG) e/ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não é obrigatória a apresentação do documento original. Excepcionalmente, os estudantes dos cursos do Ensino a Distância (EAD) poderão retirar os convites no próprio dia da colação de grau, ao chegarem ao Cine-Theatro Central.

Reunião com representantes de turma

Os representantes de turma são convocados para uma reunião no dia 16 de janeiro, às 10h, no Auditório 3 do Centro de Ciências. Serão discutidas orientações gerais para os formandos, procedimentos para a escolha de oradores de cada solenidade, por meio de sorteio, e a designação do juramentista dos cursos.

Atendimento especial

Para solicitações de atendimento especial para convidados ou formandos, é necessário entrar em contato através do e-mail cerimonial@ufjf.br até o dia 22 de janeiro. A equipe organizadora providenciará espaços reservados no teatro ou outros auxílios necessários.

Estrangeiros

Alunos estrangeiros que desejem tocar o hino do seu país de origem durante a cerimônia devem enviar o pedido também pelo e-mail cerimonial@ufjf.br até o dia 22 de janeiro.

Cerimônias

(Arte: Diretoria de Imagem Institucional)

Outros cursos

A colação de grau unificada para os formandos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Jornalismo, Medicina, Odontologia, e Rádio, TV e Internet (RTVI) será realizada no dia 7 de março, a partir das 18h. 

Outras informações: cerimonial@ufjf.br ou pelo telefone (32) 2102-3966

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial