Evento, aberto ao público, acontece nesta quinta, às 19h30, via Youtube (Imagem: Pixabay)

O projeto de extensão “Papo Reto: educação financeira”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza nesta quinta-feira, 16, a live “Educação Financeira e Investimentos dão match?”. O evento, aberto ao público, acontece às 19h30, com transmissão pelo Youtube, e conta com a participação especial do pesquisador Gilberto Gil Fidelis, supervisor do projeto de ampliação da Olimpíada Brasileira de Investimentos (Obinvest). O objetivo é apresentar possibilidades de interrelacionar educação financeira e investimentos, de forma objetiva e simples e com uma linguagem acessível à população.

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fidelis responderá as principais dúvidas sobre como se educar financeiramente e poupar em investimentos seguros. “Ele é um dos maiores especialistas em educação financeira e investimentos do Brasil”, observa o coordenador da iniciativa e professor do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, Marco Kistemann. Segundo Kistermann, “o projeto, realizado em parceria com o Núcleo de Educação Financeira no Brasil, o Nefibra, busca dialogar com a população numa dinâmica na qual cada indivíduo compreenda as ideias essenciais do mundo financeiro, suas regras e as armadilhas que há nesse contexto”.

As ações do Papo Reto estão vinculadas às iniciativas do Grupo de Pesquisa de Ponta, integrando uma série de trabalhos de  diferentes instituições. “O Pesquisa de Ponta já realizava ações de extensão na UFJF, com intervenções em todo o Brasil e em Angola. Agora, juntos com o EducaFinanceira, DonaFinança e LabFin, formamos o Nefibra, o Núcleo de Educação Financeira no Brasil”,  explica o coordenador.

Papo reto
O “Papo Reto” foi lançado este ano. Em sua primeira live, abordou os mitos sobre o cotidiano de consumo, o endividamento e o desequilíbrio na vida financeira. “A população brasileira em geral ainda acredita que dinheiro na caderneta de poupança é um bom investimento e, no país, isso não é verdade. O objetivo é trazer diversidades de experiências e olhares dos convidados. Aí reside a riqueza do nosso ‘Papo Reto’. É preciso enfatizar o apoio excepcional e contínuo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, do Departamento de Matemática e da direção do ICE nas ações de extensão do Pesquisa de Ponta e do Nefibra”, ressalta Kistemann.

Outras informações
Pesquisa de Ponta
Nefibra 
Proex
marco.kistemann@ufjf.edu.br