O consumo consciente será o tema de uma atividade remota desenvolvida pelo projeto de extensão “Com as Contas em Dia: A Educação Financeira na Prática” do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), no próximo sábado, 4 de dezembro, às 10h.

Coordenado pelo professor Sérgio Louro Borges, do departamento de Ciências Econômicas, o projeto pretende apresentar orientações e ferramentas para se praticar o consumo consciente no dia a dia. “O consumismo desenfreado pode trazer problemas principalmente relacionados ao endividamento excessivo. Uma pessoa que gasta mais do que ganha certamente não conseguirá manter seu padrão de consumo por muito tempo sem acumular dívidas gigantescas com lojas e cartões de crédito. O problema se transforma em uma enorme bola de neve”, destacou o professor.

Sérgio Louro ressalta que o consumidor deve estar ainda mais atento em períodos de crise econômica. “É justamente em momentos de fragilidade econômica que devemos cuidar ainda mais do nosso dinheiro. Imagine gastar todo o seu dinheiro de forma descuidada sem saber o dia de amanhã, eu particularmente acho um perigo muito grande”.

Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível aqui. A atividade é gratuita e será transmitida pela plataforma Google Meet. “Gostaria de reforçar o convite para o encontro. Preparamos um conteúdo muito interessante e didático. Às vezes tudo o que precisamos para mudar a nossa mentalidade financeira é um pequeno ’empurrãozinho’, ‘uma virada de chave’. Com certeza será um momento de muito conhecimento e auto reflexão para todos”, concluiu Sérgio.

Mais informações estão disponíveis no instagram, facebook e youtube do projeto.