Professora de Sociologia da Academia da Força Aérea e integrante do Núcleo de Educação Financeira do Brasil, Arethuza Zero, é a convidada do encontro (Imagem: Pixabay)

O projeto de extensão “Papo Reto: educação financeira”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nesta quinta-feira, 2, às 19h30, no YouTube, a live “Escapando da Ilha da Fantasia da Educação Financeira”. O encontro tem como convidada a professora de Sociologia da Academia da Força Aérea (AFA) e integrante do Núcleo de Educação Financeira no Brasil (Nefibra), Arethuza Zero

O objetivo da iniciativa é apresentar realidades da educação financeira e desmistificar temas que podem confundir a população. “Vamos organizar uma série de lives. Traremos temas financeiros do cotidiano brasileiro. A ação é voltada para qualquer pessoa interessada em ter uma vida financeira organizada e sustentável com uma proposta minimalista de consumo”, explica o coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Marco Aurélio Kistemann Junior. 

O projeto integra as ações do grupo “Pesquisa de Ponta” do ICE. “Essas ações de extensão on-line democratizam o acesso a conhecimentos científicos e convidam a população a organizar a sua vida financeira”, destaca Kistemann. A avaliação é compartilhada pela pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra. “A ação atinge um contingente grande de pessoas quando utiliza o meio remoto para acesso a essas informações. Neste contexto de pandemia, em que temos observado em nosso país um crescimento significativo do desemprego e das dificuldades socioeconômicas das famílias, iniciativas como esta podem contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas.”

Sobre a convidada
Arethuza Zero é doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestra em História Econômica pela mesma instituição, e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é oficial do Magistério do Ensino Superior em Sociologia no Curso de Formação de Oficiais de Aviação, Intendência e Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA). Atua principalmente nas áreas de Sociologia, Metodologia Científica e Educação Financeira.

Outras informações
“Pesquisa de Ponta”
Pró-Reitoria de Extensão
marco.kistemann@ufjf.edu.br