Famílias em situação de vulnerabilidade econômica estão convidadas a participar de uma consultoria gratuita promovida pelo projeto de extensão “Com as Contas em Dia: A Educação Financeira na Prática”, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Coordenada pelo professor do departamento de Ciências Econômicas, John Leno Castro, a atividade oferece dez vagas e tem por objetivo propagar a importância de consumir de forma adequada e de ter um planejamento pessoal de gastos e receitas para conquistar o equilíbrio financeiro, além de abordar tópicos também de aposentadoria e investimentos. “A gente tem verificado durante o desenvolvimento das atividades do nosso projeto que as pessoas até conhecem, por exemplo, a necessidade de fazer pesquisa de preços e de gastar menos do que recebe, mas possuem muita dificuldade de colocar estes conceitos em prática. Então buscaremos ajudar estas pessoas que estão com dificuldades de implementar no dia a dia este controle financeiro”, destacou John.

O professor alerta ainda que o endividamento tem sido um problema nacional e cita a pesquisa divulgada na última semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo que demonstra que o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos. De acordo com o levantamento, 7 em cada 10 famílias contraíram algum tipo de dívida com o sistema financeiro em 2021. “Isso reforça a necessidade da nossa consultoria para que as pessoas possam ter controle sobre os seus gastos evitando assim uma bola de neve, ou seja, um endividamento sobre outro endividamento”.

A consultoria será realizada através de palestras disponíveis no youtube e encontros individuais realizados de forma remota entre as pessoas que precisam da consultoria e estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis acompanhados por professores da área.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais (Facebook e Instagram), site do projeto de extensão ou e-mail educacaofinanceiraufjf@gmail.com.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. As datas da consultoria serão alinhadas pela organização da atividade junto aos inscritos.