São 681 vagas em Juiz de Fora e 268 em Governador Valadares (Fotos: Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Iniciativa visa melhor aproveitamento de equipamentos em desuso (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Com o objetivo de facilitar e dar mais transparência às transferências internas de material permanente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está em operação, desde julho deste ano, o novo Sistema de Oferta e Aceite, um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A plataforma é conectada aos bancos de dados de Patrimônio e Gestão de Pessoas.

O Sistema, desenvolvido pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) da UFJF, visa integrar as unidades acadêmicas e administrativas quanto ao reaproveitamento de material em desuso. “Há diversos casos em que um determinado tipo de material pode faltar em uma unidade, enquanto outro setor o mantém ocioso. Com o novo recurso, espera-se que o aproveitamento ocorra de forma eficiente”, afirma o gerente de Patrimônio da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), Thiago dos Santos.

Conforme o técnico, anteriormente à sua implantação, o conhecimento acerca de materiais permanentes em desuso baseava-se unicamente na proximidade entre os gestores de unidades, sendo todas as ofertas direcionadas. “Embora esse tipo ainda possa ser realizado, existe a possibilidade de ofertas em aberto, as quais podem ser aceitas por qualquer unidade da UFJF”.

Funcionamento
Ao acessar a nova plataforma, o setor que dispuser de bens que não estejam sendo utilizados realiza a oferta, dentro do Sistema. Caso haja uma unidade interessada no recebimento do material, a oferta pode ser direcionada; do contrário, pode ser aceita por outras unidades, sejam elas acadêmicas ou administrativas. Havendo interesse, o setor realiza o aceite, o que faz com que o Sistema avise, automaticamente, à Gerência de Patrimônio sobre a intenção. Depois disso, a transferência é efetivada.

“O Sistema de Oferta e Aceite é uma plataforma de intenções. Ele não produz mudança na atual estrutura, já que a transferência continua sendo realizada pela Gerência de Patrimônio”, explica Santos..

Outras informações
Gerência de Patrimônio