Equipe da DRI na conferência, da esquerda para a direita: Clarissa Figueirôa, Nilcileia Peixoto, Alexandre Cadilhe e Hugo Rocha (Foto: Arquivo pessoal)

A equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participou da conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). O encontro é o maior e mais antigo evento na América Latina dedicado à internacionalização da Educação Superior. Neste ano, a conferência aconteceu em São Paulo, entre o último sábado, 20, e a quarta-feira, 24. Com o tema “Convidando para uma nova jornada”, o evento contou com discussões baseadas em uma perspectiva decolonial da internacionalização do ensino e na cooperação entre os países do Sul Global. A programação foi composta de workshops, sessões de comunicação e plenárias. 

O programa Global July foi apresentado para uma plateia formada por representantes de universidades brasileiras e internacionais, além de representações diplomáticas de diversos países e de agências de promoção da educação do Brasil e do exterior. A palestra teve o tema “Global July: uma internacionalização bem-sucedida na estratégia doméstica” e foi ministrada pela gerente de Relações Internacionais, Clarissa Figueirôa, e o servidor técnico-administrativo (TAE), Hugo Rocha, responsável pelo Global July, junto com Clarissa. 

Evolução do Global July e perspectivas para o futuro foram apresentados na conferência (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a servidora, foram mostradas a evolução do programa ao longo dos anos e os desafios e perspectivas para o futuro. “Ficamos felizes de ver que os participantes ficaram impressionados com o programa e a dimensão que conseguimos alcançar. As perguntas foram muito relacionadas à logística do programa e ao financiamento”, conta. 

Troca de ideias e espaço para novas parcerias 

Na avaliação do diretor de Relações Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe, a presença da Universidade na conferência é uma oportunidade para a troca de ideias, projetos e políticas institucionais com universidades públicas e privadas brasileiras e instituições estrangeiras, de países e regiões como os Estados Unidos, América Latina, Europa e África. 

“Foi uma oportunidade de estabelecer diálogos com instituições com as quais temos interesse de, futuramente, estabelecer convênios. Faço destaque ao diálogo com instituições da Colômbia e da Irlanda, que foram os principais interlocutores conosco nesse evento”, afirma Cadilhe. 

Com base nos debates realizados na conferência, o diretor ressalta caminhos a serem seguidos na internacionalização da Universidade, como “a importância de estabelecermos, para além dos diálogos com o Norte Global, que já existem e são bastante produtivos, a oportunidade de pensar com mais cuidado o diálogo com o Sul Global, em especial a América Latina e países africanos”. Outro ponto ressaltado por Cadilhe é o “desafio no estabelecimento de uma política linguística multilíngue para a Universidade. Ou seja, que a gente pense modos de aprimorar os processos de comunicação que considerem as diversidades linguística, cultural, social – temas que estão previstos para as nossas políticas institucionais nos próximos quatro anos”, ressalta.  

A Faubai 

Criada em 1988, a Faubai reúne gestores de assuntos internacionais de mais de 200 Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES). A associação promove a integração e capacitação dos seus integrantes por meio de seminários, reuniões e workshops a atua na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES no país e no exterior. 

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais (DRI)