Cabaret dos Seres da Ribalta (Foto: Procult UFJF)

Números de música, dança, palhaçaria e teatro de marionetes compõem o vídeo do projeto Cabaret dos Seres da Ribalta, que será a atração desta quinta-feira, 22, na programação da SBPC Cultural. O espetáculo é o primeiro projeto artístico realizado pelo Mare – Movimento Artístico Evolucionário, movimento de união de artistas de Juiz de Fora que surgiu no contexto da pandemia em 2020. Os números foram gravados no Cine-Theatro Central, equipamento cultural da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tombado pelo município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A proposta é apresentar diferentes expressões artísticas existentes na cidade, de modo a oferecer arte com qualidade para os espectadores que nesse momento não podem usufruir do prazer de ir a ao teatro, ao cinema ou a casas de espetáculos. Além disso, o MARE quer propor debates e ações em prol do fortalecimento da cultura de Juiz de Fora,  através da produção de vários eventos artísticos e ações políticas junto aos órgãos públicos, empresas privadas e à sociedade.

As cenas foram gravadas no Cine-Theatro Central. (Foto: Procult/UFJF)

Em 2020, Cabaret dos Seres da Ribalta foi contemplado pelo Prêmio Janelas Abertas de Incentivo à Cultura, realizado pela Procult/UFJF. Nessa primeira realização do MARE, com roteiro e direção de Rodrigo Mangal, são apresentados o número musical La Vie en Rose, com Marcus Amaral e Ivan Laguardia e a participação de Mara Bomtempo; o esquete de palhaçaria Me dá essa Pipoca, com Mara Bomtempo e Revelino Matos; o número de dança Cotidiano, com Raul Magalhães; a apresentação musical de composições de Mamão, com Sil Andrade e Flávia Lima; e o teatro de marionetes O Aviso do Rei, com GTMG/Companhia Tralha, e texto e manipulação de bonecos de Alexandre Gutierrez.

As apresentações da SBPC Cultural acontecem diariamente, a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).