Evento reuniu mais de 184 atrações e milhares de visualizações

A realização da 73ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada pela primeira vez pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reuniu pesquisadores de renome da comunidade científica brasileira e chegou ao fim com um balanço positivo. Entre os dias 18 e 24 de julho, a programação englobou 184 atrações: 34 minicursos, 54 mesas-redondas, 32 conferências, 20 painéis, quatro sessões especiais, três sessões de bate-papo e uma assembleia.

Os eventos abordaram temáticas como Covid-19, direitos humanos, meio ambiente, educação e investimentos em ciência e tecnologia. O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, reforçou a importância de acolher a 73ª Reunião Anual da SBBPC e definiu a realização do evento como muito satisfatória, especialmente frente aos desafios impostos pelo contexto pandêmico. O reitor agradeceu aos envolvidos pelo sucesso das atividades. “Foi uma grande honra e satisfação sediar, mesmo que virtualmente, o maior evento científico do nosso país”, celebrou.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Oliveira, reforça a missão de promover e disseminar o conhecimento científico. “A programação da Reunião Anual da SBPC, sob controle direto da Comissão Nacional Organizadora, tratou de dar espaço para os principais debates da ciência, estudados por distintos pesquisadores e instituições. O resultado é uma mescla de apresentações riquíssimas e de altíssima qualidade. O evento constitui um grande patrimônio da sociedade brasileira, e agora nós, da UFJF, contribuímos diretamente com essa conquista.” A pesquisadora também ressaltou o trabalho de toda a equipe envolvida na organização, na transmissão e na cobertura do evento.

Vídeo-pôsteres com mais de 4 mil visualizações
Além de fomentar debates de relevância para a pesquisa brasileira e internacional, o evento reuniu 247 vídeo-pôsteres que alcançaram mais de 4.100 visualizações ao longo da semana. Deste total, 82 trabalhos foram encaminhados por estudantes, professores, pesquisadores e profissionais; e 165 tratam-se de estudos selecionados por 24 instituições participantes da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). As apresentações abrangeram todas as áreas do conhecimento e foram submetidas por participantes de 23 estados e do Distrito Federal. 

“O formato híbrido se apresenta como uma excelente alternativa de popularização do debate científico”

“As milhares de visualizações constatadas nos incentivam a repensar o alcance das apresentações. O formato híbrido se apresenta como uma excelente alternativa de popularização do debate científico”, avalia Mônica Oliveira. Os trabalhos serão publicados nos Anais do evento em 29 de abril de 2022. Dos 247 trabalhos, a SBPC destacou sete deles – três premiados e quatro que receberam menções honrosas, segundo a decisão dos avaliadores. 

SBPC Jovem e Família
Paralelamente ao evento, as atividades desenvolvidas pela SBPC Jovem e Família constituíram uma programação lúdica e informativa, contando com 17 oficinas ao vivo e 50 atrações assíncronas, como exposições virtuais e experimentos, que contemplaram mais de 2.200 participantes. Durante  as atividades, foram realizadas a Colônia de Férias da AEB e a II Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências da UFJF – Edição de Inverno, com 12 salas virtuais e atendimentos a crianças de todos os estados do país.

De acordo com o coordenador da SBPC Jovem e Família, Elói Teixeira, o evento contou com atividades relevantes e ações de instituições e espaços científicos de todo o país. Além disso, destacou que o número de visualizações dos eventos é bastante significativo e ainda tende a crescer, considerando que as atividades continuarão disponíveis on-line. “A UFJF se consolida no cenário nacional ao sediar o mais importante evento da comunidade científica do país e demonstra sua capacidade de organização ao promover atividades nas áreas da cultura, acadêmica e divulgação científica”, aponta Teixeira.

SBPC Cultural
As atividades culturais também registraram amplo alcance: os dados apontam que a SBPC Cultural obteve mais de 1.500 visualizações, com um alcance de mais de 2.200 usuários registrados no canal da SBPC. A 73ª Reunião Anual da SBPC apresentou 24 atrações, além de oito oficinas gratuitas e duas exposições artísticas. “Chegamos ao fim da SBPC Cultural com a certeza de termos realizado um excelente trabalho. A Pró-reitoria de Cultura apresentou uma programação de qualidade e diversificada, da qual não podemos deixar de destacar o Coral da UFJF, que emocionou a todos na abertura da Reunião Anual com o belíssimo vídeo Angélica. Não por acaso, a direção da SBPC quis reprisá-lo na cerimônia de encerramento, o que nos honrou a todos”, destaca a pró-reitora de Cultura Valéria Faria.

Valéria ainda comenta que a Procult teve a oportunidade de apresentar os equipamentos culturais da UFJF para o público de alcance nacional. “Com as oficinas culturais oferecidas, colaboramos efetivamente para os debates científicos, ressaltando o papel da cultura na construção de conhecimento acadêmico especializado em campos tão relevantes como a atividade museal e a preservação histórica. É importante destacar que toda a programação permanecerá disponível no canal da SBPC, o que certamente vai amplificar e multiplicar os ótimos resultados alcançados no evento.”

Confira a cobertura completa e as atividades realizadas na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

74ª Reunião Anual
Vale lembrar que todos os painéis, mesas-redondas, sessões especiais, conferências e sessões de bate-papo da 73ª Reunião Anual estão disponíveis em uma playlist nos canais da SBPC e da UFJF no YouTube. A próxima edição da Reunião Anual será sediada pela Universidade de Brasília, em julho de 2022.

Outras informações: Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF