Após a aprovação da resolução 26/2021 do Conselho Superior (Consu), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia uma série de iniciativas para viabilizar o retorno das atividades presenciais dos cursos de Medicina e Enfermagem do campus de Juiz de Fora e Odontologia do campus sede e do Avançado de Governador Valadares. Entre as iniciativas, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) está realizando uma pesquisa sobre autodeclarações e vacinação dos servidores das unidades acadêmicas envolvidas, que deve ser respondida até a quinta-feira, 10.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, a pesquisa, encaminhada por ofício via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), aos diretores da Unidades Acadêmicas envolvidas, contém o link da enquete que deverá ser repassada aos servidores. A proposta visa mapear a situação dos profissionais que adotarão o semestre suplementar e o objetivo é identificar o perfil dos trabalhadores com relação ao preenchimento de autodeclarações protetivas (INs nº109 e 37) e à vacinação contra a Covid-19, doses administradas e tipo de imunizante. 

“Foi desenvolvido um planejamento para a implantação do semestre suplementar e a Progepe elaborou o protocolo para o retorno gradual presencial dos servidores, de forma protetiva, através de orientações das Instruções Normativas e Protocolo de Biossegurança da UFJF.”

Segundo a pró-reitora, a proposta é de que servidores com idade igual ou maior de 60 anos ou que apresentem comorbidades mantenham-se em trabalho remoto, salvo se já estiverem com a imunização completa. “Será considerada imunização completa contra a Covid-19, a administração das duas doses, e a liberação do servidor para o retorno ao trabalho presencial poderá ocorrer 15 dias após receber a segunda dose.” Em relação aos demais servidores, que estão fora do grupo de risco, a imunização completa não é condição determinante, por enquanto, para retorno das atividades. 

Com a organização desses dados, será realizado o mapeamento dos servidores que poderão retornar gradualmente para o trabalho presencial e os que deverão continuar em trabalho remoto, sendo orientado o rodízio entre os trabalhadores que atuarão presencialmente e a adoção de todas as medidas de biossegurança, tais como, o uso de equipamento de proteção individual (EPIs), o distanciamento social, a higienização das mãos, entre outras questões apresentadas no Protocolo de Biossegurança da UFJF. 

Renata aponta que ao responder o questionário, os servidores devem ter cuidado com a veracidade dos dados informados, com relação às autodeclarações e também aos da vacinação, pois serão norteadores na adoção das medidas protetivas. “Vale destacar que os servidores que necessitem de orientações relacionadas aos contextos especiais trazidos pelas autodeclarações para retomada das atividades presenciais, que possam requerer atendimento individualizado, poderão fazer agendamento pelo e-mail acolhimento.servidor@ufjf.edu.br“, finaliza a pró-reitora.

Leia mais: Consu aprova plano para retorno de disciplinas práticas em cursos da área de Saúde

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF