Cronograma prevê oferta de período letivo suplementar a partir de julho (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, nesta quarta-feira, 2, o Plano para Implantação do Primeiro Período Letivo Suplementar. De acordo com a resolução nº26/2021, o período suplementar permite resgatar componentes curriculares não oferecidos no Ensino Remoto Emergencial (ERE), como as disciplinas práticas dos cursos da área de saúde. Oferecido de forma híbrida, terá duração de dez semanas, com o objetivo de garantir condições para o encadeamento curricular dos cursos da UFJF.

A oferta do período suplementar será realizada obedecendo o distanciamento físico parcial de docentes, discentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs), em conformidade com todos os protocolos de biossegurança. Para garantir tais condições de segurança e defesa da vida, foi aprovado também o cronograma de planejamento de retorno das aulas práticas, a partir de 5 de julho, nos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, em Juiz de Fora; e Odontologia, em Governador Valadares.

O documento prevê realização de pesquisa junto a docentes e servidores quanto à vacinação e condições de saúde; preparação de plano de biossegurança em cada unidade envolvida; eventual adequação de infraestrutura; compra de insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs); e capacitação de docentes, TAEs e discentes, entre outras atividades.