O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou reunião ordinária na tarde desta terça-feira, dia 25. Os dois grupos de trabalho (GTs) que integram a instância deliberativa tinham como objetivo iniciar as discussões acerca dos fundamentos e das medidas necessárias para a elaboração de uma política de ações afirmativas para a instituição. 

Em acordo estabelecido entre o coordenador do GT Fundamentos e diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, e a coordenadora do GT Ações e ouvidora especializada em Ações Afirmativas, Danielle Teles, os dois grupos fizeram uma reunião conjunta, pensando na definição de uma metodologia comum para orientar dos trabalhos.

Conforme Oliveira, alguns temas da pauta foram debatidos e chegou-se à aprovação de encaminhamentos. “Dentre os quais, o reconhecimento de que algumas universidades já elaboraram e aprovaram seus documentos sobre a Política de Ações Afirmativas, que podem orientar nossos passos, sabendo da importância de se considerar as particularidades da nossa instituição”, salienta.

Teles acrescenta que, orientados pelos documentos mencionados, os integrantes do Fórum Permanente de Diversidade definiram um método de trabalho a partir de cinco passos principais.

“Realização de um levantamento histórico da trajetória da UFJF em relação às ações afirmativas; elaboração de um documento que apresente as perspectivas e os desafios para essas políticas na instituição, considerando o cenário mais amplo: global, nacional, regional e municipal; construção de uma metodologia para o desenvolvimento da implantação das políticas de ações afirmativas, diversidades, diferenças e inclusão; sistematização dos princípios das políticas de ações afirmativas e diversidades; e elaboração das diretrizes para a implantação das políticas de diversidades na UFJF”, informa a ouvidora.

Até a próxima reunião, no dia 23 de junho, os integrantes do Fórum farão um levantamento histórico dos materiais, das resoluções e dos demais documentos da UFJF, além dos atores que participaram desses processos. 

“O objetivo é a sistematização do histórico da Universidade Federal de Juiz de Fora na luta e na implantação de ações afirmativas. Também buscaremos a contribuição da comunidade universitária, que poderá nos oferecer importantes indicações de atores – pesquisadores, grupos de pesquisas, coletivos e movimentos sociais – que fizeram parte desse histórico”, conclui Oliveira.

Calendário das próximas reuniões

Saiba mais:
Fórum de Diversidade terá grupos de trabalho para pensar ações afirmativas

Outras informações: acoesafirmativas@ufjf.edu.br