Para pesquisadores em todo mundo, a publicação de artigos em revistas científicas é importante para tornar-se referência em sua área de pesquisa, conhecer os estudos de demais especialistas, fortalecer o currículo acadêmico e ter o próprio trabalho avaliado e reconhecido pela comunidade científica. A fim de detalhar como publicar em periódicos de alto impacto, o pesquisador Ignacio Aguaded, da Universidade de Huelva, é o convidado para ministrar a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

No evento, que será transmitido on-line pela plataforma do Google Meets nesta quinta-feira, 13, às 11h, o pesquisador adianta que abordará, além do caminho para publicar em revistas científicas de alto impacto, também “a relação delas com o universo acadêmico, bem como a importância da ciência e da divulgação científica na sociedade. Explicarei como esses periódicos são selecionados, quantos são e como podem ser encontrados. Por último, apresentarei aos alunos aquilo que chamamos de função tripla entre os pesquisadores: a primeira, a leitura e o acesso à informação; a segunda, a revisão e a colaboração entre pares para a melhoria de trabalhos científicos e da avaliação dos mesmos; e, finalmente, a produção de pesquisas e artigos que podem ser publicados em revistas científicas de alto impacto.”

Aguaded é editor-chefe da revista científica Comunicar, uma das publicações internacionais mais prestigiadas no campo da Comunicação e da Educação, contando com mais de 600 revisores e sendo composta por um comitê científico reconhecido mundialmente. O pesquisador também é presidente do Grupo Comunicar, coletivo espanhol de literacia midiática, e da Rede Euroamericana de Pesquisa Interuniversitária sobre Competências de Mídia para os Cidadãos (Rede Alfamed), instituição parceira do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF. A mediação da aula inaugural ministrada por Aguaded será realizada pela pesquisadora Gabriela Borges (PPGCom/UFJF).

“Desde os primeiros passos dentro de uma universidade, os estudantes devem aprender a buscar informações em fontes confiáveis ​​para que possam conhecer os principais pesquisadores do mundo, bem como as principais e mais originais, marcantes e impressionantes tendências em pesquisa, que geram retorno de conhecimento para a sociedade e contribuem para torná-la muito mais avançada”, pontua Aguaded.

Os interessados devem enviar um e-mail (secretariappg.facom@ufjf.edu.br) solicitando o link de acesso à plataforma. O link será enviado meia hora antes em resposta às mensagens enviadas.

Outras informações:

Programa de Pós-graduação em Comunicação