Hegemonia da flexibilização  e formas resistentes de organização no trabalho diário serão abordados na palestra (Foto: Pixabay)

“Trabalho dos Jornalistas: hegemonia da flexibilização e formas resistentes de organização” é o tema da palestra a ser ministrada, na próxima segunda-feira, dia 1º, pelo professor da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Rafael Grohmann.

A apresentação visa discutir a formação e a atuação do jornalista no mercado de trabalho nos dias de hoje, e será ministrada às 19h, na Sala de Demonstração da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento, organizado pelo grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania, com apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom), ambos da UFJF, aconteceria em 24 de maio, mas foi adiado devido à greve dos caminhoneiros.

Grohmann esteve por um período em Barcelona, na Espanha, onde realizou entrevistas com cooperativas de jornalistas locais. Ele destaca que “trazer elementos de uma realidade concreta de jornalistas do Brasil e de fora, de forma a repensar a nossa formação e atuação profissional, e também atuações coletivas”, como propõe na palestra, é uma ação relevante à academia: “A universidade não pode estar à parte do que acontece no mercado”.

O pesquisador e professor, que é ex-aluno da Facom, ressalta que, frente à perda de direitos trabalhistas, os caminhos são a individualização das relações de trabalho, com a naturalização dos jornalistas freelancers e empreendedores, ou a possibilidade de criação de cooperativas de jornalistas e coletivos.

A entrada é franca e não demanda inscrição prévia. O limite de vagas é a capacidade de lotação do espaço.  

Outras informações: (32) 2102-3601/ 3602 (Facom-UFJF)