Foi realizada nesta quinta-feira, dia 15, a reunião com os representantes das turmas que participarão das cerimônias de Colação de Grau nos dias 28 e 29 de abril. Organizado pela equipe de Cerimonial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o encontro tratou sobre os procedimentos necessários para a formatura. Vale lembrar que cerca de mil alunos são esperados nas solenidades unificadas que serão transmitidas ao vivo no canal da UFJF no YouTube.

De acordo com o representante da equipe de Cerimonial, Bruno Ribeiro, o objetivo do encontro remoto foi passar para os estudantes as informações necessárias sobre a organização on-line das colações de grau. “Durante a reunião solicitamos aos estudantes que indiquem os juramentistas dos cursos, já que é necessário a indicação de um aluno para representar os demais, e também fizemos o sorteio para a escolha dos oradores, sendo um para cada cerimônia. O sorteio foi feito apenas com representantes presentes na reunião.”

O prazo para o envio dos nomes é até a quinta-feira, 22, para que a equipe de cerimonial possa se preparar para as solenidades de colação de grau.

Colação de grau

Devido à natureza da solenidade, não há limite de convidados. Os formandos receberão, em momento oportuno, o link que dará acesso à plataforma virtual e os familiares e amigos poderão acompanhar a solenidade por meio da transmissão ao vivo. É recomendado que os formandos acessem a plataforma com uma hora de antecedência para que sejam feitos testes de áudio e vídeo.

É essencial que os formandos fiquem atentos aos canais de comunicação da instituição e que mantenham atualizado o cadastro no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Além disso, durante a solenidade é imprescindível uma boa conexão de internet.

Diante do cenário pandêmico, a UFJF não entregará os diplomas aos concluintes dos cursos na data da Colação. Os documentos devem ser entregues pela Central de Atendimento (CAT), a partir do dia seguinte à solenidade, com horário agendado, para evitar aglomerações. É possível a retirada por terceiros, mediante apresentação de procuração datada e assinada.

Confira datas e horários

Veja datas e horários

Colação de grau unificada será realizada nos dias 28 e 29 de abril

Acompanhe a UFJF nas redes sociais