De acordo com o levantamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), 104 pesquisas relacionadas ao combate à Covid-19 são desenvolvidas atualmente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A lista completa dos projetos foi divulgada publicamente e ainda está sujeita a crescer, uma vez que segue aberto o formulário on-line para pesquisadores incluírem ou atualizarem dados sobre as pesquisas em andamento.

Os projetos estão distribuídos em diversas áreas de conhecimento, sendo a maior parte referente às Ciências da Saúde (32%), seguida pelas áreas de Ciências Sociais Aplicadas (23,7%), Ciências Exatas e da Terra (14,4%), Ciências Biológicas (13,4%), Ciências Humanas (12,4%) e Engenharias (4,1%). De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira, os dados foram coletados no fim do ano passado e a decisão de torná-los públicos foi tomada para, além de fortalecer o comprometimento com a política de transparência da Universidade, também facilitar e incentivar a colaboração entre pesquisadores da UFJF e demais instituições.

Mais de 21 mil testes de diagnóstico realizados
Parte do esforço empenhado pelos pesquisadores da UFJF é contabilizado e divulgado semanalmente, quando são publicados os dados dos testes de diagnóstico de Covid-19 realizados em dois laboratórios da instituição, donos de certificados de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Ao todo, desde 17 de abril do ano passado, os laboratórios realizaram mais de 21 mil exames RT-PCR, oriundos de pedidos do Sistema Único de Saúde (SUS) das regionais de saúde de Juiz de Fora e Leopoldina – o que significa que atendem, ao todo, 52 municípios.

“Esse trabalho é realizado de forma totalmente voluntária e ininterrupta por professores e técnicos da Universidade, muitos abrindo mão de férias e adequando suas atividades pessoais, se desdobrando além das tarefas que já cumprem na UFJF, que continua funcionando na modalidade remota”, destaca o Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Viccini. “Os resultados dos exames são divulgados rapidamente e, com isso, os municípios são capazes de tomar rapidamente decisões necessárias para conduzir o combate à pandemia na região.”

Mobilização de pesquisadores impacta decisões do poder público
Mais um exemplo do empenho de pesquisadores impactando diretamente no enfrentamento da Covid-19 na região é o trabalho do Grupo de Modelagem Epidemiológica da UFJF, que atualmente integra o Comitê Científico do Gabinete de Crise da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). As notas técnicas do grupo são disponibilizadas na plataforma JF Salvando Todos, coordenada por um dos integrantes, o professor Marcel Vieira. O portal é constantemente atualizado por pesquisadores da UFJF e voltado para a publicação de dados sobre a Covid-19. Nele, também são publicados boletins e os vídeos informativos (23 edições e 27 produções, respectivamente, até o momento), ambos dedicados a apresentar interpretações acessíveis e didáticas sobre o cenário mais recente da pandemia.

“Nosso dever é cumprir o papel social da Universidade junto à comunidade, fazendo um retrato do processo e do estado da pandemia na cidade – tanto para informar a população quanto para subsidiar as decisões do poder público. Inclusive, decisões no que tange a oferta de leitos hospitalares; o direcionamento de recursos humanos e equipamentos; e até mesmo os efeitos das medidas de distanciamento social, que por vezes, forçadamente, os municípios têm que adotar, tendo em vista o esgotamento do sistema de saúde local”, define uma das pesquisadoras envolvidas, Isabel Leite.

Outras informações:
Lista completa de pesquisas voltadas ao combate à Covid-19