A vigésima terceira edição do boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos está no ar. O documento, elaborado por estudantes e professores do Curso de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), demonstra o agravo ainda maior da evolução da pandemia de Covid-19, tanto no Brasil quanto na região de Juiz de Fora. O informe destaca as restrições adotadas pelos governos estadual e municipal e segue recomendando a manutenção e o reforço das medidas de prevenção da pandemia.

Média móvel de mortes e casos confirmados sobem 77,8% e 83,5%, respectivamente

De acordo com os dados reunidos pelo boletim, nas últimas duas semanas, o aumento de casos confirmados e de mortes causadas pelo coronavírus em Juiz de Fora sofreram aumento de 9,3% e 9,5%, respectivamente. Na décima semana epidemiológica, considerada entre os dias 7 e 13 de março, a cidade registrou 1.120 novos casos, 39 óbitos e 1.870 casos suspeitos – em relação à nona semana epidemiológica (28 de fevereiro a 6 de março), esses números representam os aumentos de 55,8% de casos confirmados, 50% de mortes e 49,5% de casos suspeitos.

Analisando a média móvel de sete dias dos casos confirmados em Juiz de Fora, os pesquisadores apontam a evolução de 65 casos (contabilizados em 1º de março) para 119,3 casos (confirmados em 15 de março), um crescimento de 83,5%; um contraste com o observado no período de 14 dias anteriores, quando foi registrada uma queda de 31,1%. Já a média móvel referente ao número de óbitos cresceu 77,8%, aumento significativo mesmo quando comparado ao aumento do período anterior, de 9,1%.

O boletim também destaca que a taxa de letalidade em Juiz de Fora segue muito superior à de Minas Gerais. No dia 15 de março, a cidade registrou a taxa de 4,12%, enquanto o mesmo parâmetro era de 2,12% para Minas Gerais e de 2,42% para o Brasil. Já o Número de Reprodução Efetivo (Rt) para Juiz de Fora variou entre a primeira quinzena de março, apresentando o valor máximo de 1,84 no dia 9 deste mês e o mínimo de 0,94 no dia 2. Na medida mais recente, registrada em 15 de março, o Rt era de 0,96. Para a pandemia ser considerada sob controle pela Organização Mundial pela Saúde (OMS), é preciso que os valores do Rt sejam persistentemente menores do que 1 por, pelo menos, duas semanas – condição ainda não observada em Juiz de Fora.

Aumento da adesão ao isolamento social
Utilizando dados fornecidos pelo Google Mobility, disponíveis na plataforma JF Salvando Todos, estima-se que, no dia 12 de março, sexta-feira, um percentual 16% maior de pessoas estava em casa (em relação ao período de referência anterior ao início da pandemia) – maior do que os 9% registrados no dia 26 de fevereiro, outra sexta-feira. Os trajetos de ida aos postos de trabalho, por sua vez, apresentaram redução: um percentual 22% menor no dia 12 de março, índice que, no dia 26 de fevereiro, era de 5%. Idas a estabelecimentos de varejo e recreação também caíram, demonstrando uma redação de 55% no dia 12 de março, enquanto, em 26 de fevereiro, a mesma taxa era de 31%.

Ritmo de vacinação
Durante a décima semana  epidemiológica (7 a 13 de março), 2.801 primeiras doses e 1.447 segundas doses de vacina foram aplicadas na cidade, representando um aumento de 21,4% de primeiras doses e uma diminuição de 36%  de segundas doses em relação à semana anterior. A Plataforma JF Salvando Todos também vem monitorando os números da vacinação em todos os município, bem como em todas as unidades federativas do Brasil.

Outras informações:
23ª edição do boletim informativo