Idosos com 85 anos ou mais vão poder receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 5, e neste sábado, 6 de março, em sistema de “drive thru”, das 9h às 16h, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação, que acontece no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), é uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora com a UFJF. Somente serão vacinados residentes na cidade.

Sistema “drive thru” funciona também no sábado, no estacionamento da Faculdade de Educação (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O “drive-thru”, que será disponibilizado na UFJF, marca o início da administração da primeira dose do imunizante em idosos na faixa etária entre 85 e 87 anos completos.  No entanto, o coordenador do curso de Enfermagem, Thiago César Nascimento, registra que pessoas acima dessa idade que ainda não receberam a primeira dose podem procurar a equipe nestes dois dias. “Só não será realizada a aplicação de vacinas em idosos que necessitem da segunda dose. Neste caso, os cidadãos devem procurar o Departamento de Saúde do Idoso (DSI) ou as sete unidades básicas de Saúde (UBSs) disponíveis para essa atividade.”

Além disso, por se tratar da primeira dose, inaugurando a nova faixa etária, é esperado um quantitativo alto de idosos para serem vacinados. “Estamos preparados com uma grande equipe de triagem e de vacinadores para darmos celeridade à ação. A estrutura conta com três tendas armadas no estacionamento da Faced para receber os veículos. Agora, justamente devido à aceleração que precisamos dar ao processo, pedimos aos familiares que evitem sair de seus veículos para registrarem o ato de vacinação. Podem registrar dentro do veículo sem problema algum, mas do lado fora deixa o processo mais lento gerando lentidão na fila”, explica Nascimento.

Documentos e formulário
Para a aplicação do imunizante, é preciso que os cidadãos apresentem um documento de identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Além disso, antes de receber a vacina, o idoso ou familiares/acompanhantes devem fazer o pré-cadastramento disponível, exclusivamente, no site da Prefeitura.

O preenchimento do formulário é simples. São exigidos apenas dados, como, por exemplo, nome, cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento, sexo, telefone e idade. Ainda permite identificar se o idoso está acamado ou se possui alguma comorbidade. Vale lembrar que o questionário não é um sistema de agendamento, pois o objetivo é obter informações sobre o quantitativo de pessoas imunizadas de acordo com a faixa etária indicada.

Além do pré-cadastro, a Prefeitura disponibilizou um formulário que pode ser impresso e deve ser preenchido pelos idosos ou por seus familiares e/ou acompanhantes. O objetivo é que o documento impresso seja entregue no momento da vacinação para agilizar o processo de triagem e, consequentemente, permitir que a aplicação das doses seja mais ágil. O formulário encontra-se localizado na parte inferior da página de pré-cadastramento e deve ser acessado por este link. Solicita-se atenção às orientações disponíveis na página.

Nascimento reforça sobre a importância da realização do pré-cadastramento e da impressão do formulário eletrônico. Também explica que o campo “Estabelecimento de Saúde” deve ser deixado em branco e orienta sobre questões práticas para a aplicação da vacina. “Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é bom que o idoso compareça com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.”

Locais
A partir desta sexta-feira, 5, além do “drive thru” realizado na UFJF, os idosos com mais de 85 anos podem ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete UBSs. O horário de atendimento é das 8h às 16h, exceto nas quintas-feiras, em que a aplicação dos imunizantes acontece das 8h às 14h. Os endereços são:

Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1.433;
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Ação conjunta
A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Em dois dias, 564 idosos de 90 anos ou mais são vacinados na UFJF
361 idosos de 90 anos ou mais recebem segunda dose da vacina na UFJF
UFJF terá “drive thru” para aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais
Mais de mil idosos com 90 anos ou mais são vacinados na UFJF no fim de semana