O Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades, Educação e Diversidade (Gesed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições para o “Ciclo de Conversas On-line: 10 anos do Grupo Gesed”. As atividades serão realizadas às quartas-feiras do mês de março, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31, sempre das 19h às 21h.

As cinco conversas on-line terão como tema, respectivamente: “Discutindo pesquisa e extensão em relações de gênero e sexualidades nas escolas”; “Discutindo as pesquisas com os artefatos culturais e as imagens”; “Discutindo pesquisa, ensino e extensão em relações de gênero e sexualidades no ensino superior”; “Discutindo os percursos teórico-metodológicos nas pesquisas do Gesed”; e “Debate sobre relações de gênero e sexualidades em 10 anos de Gesed: rupturas, continuidades e perspectivas”.

“O objetivo desse evento é comemorar os 10 anos e com isso fazer uma retrospectiva, um levantamento, de tudo o  que já foi feito pelo Gesed. As mesas são compostas de ex-participantes do Grupo, antigos mestrandos e doutorandos, hoje mestres e doutores. Construímos mesas para que as pessoas possam dizer das suas pesquisas e da importância do Gesed na constituição desses estudos”, destaca o professor da Faculdade de Educação da UFJF e um dos líderes do Gesed, Anderson Ferrari.

Confira a programação completa e todos os convidados e convidadas do Gesed

O público-alvo do Ciclo de Conversas são todos ligados à Educação que tenham interesse nas questões de gênero e sexualidades, graduandos, pós-graduandos, professores da rede básica.

Faça aqui a sua inscrição

Haverá certificação para os participantes que completarem, no mínimo,  70% da carga horária total do evento. “O Ciclo de Conversas On-line é um evento cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Nós temos um projeto de extensão que foi aprovado para comemorar os 10 anos de existência do Gesed. Desse modo, os certificados serão emitidos pela Proex”, explica Ferrari.

Gesed 10 anos

A história do Gesed envolve a produção de teses, dissertações, artigos, publicação de livros, organização de eventos acadêmicos, atividades em escolas da rede básica e a criação de um curso de especialização gratuito.  A trajetória do grupo diz ainda sobre o período e o processo de consolidação do campo de pesquisa de gênero e sexualidades na UFJF. De acordo com Ferrari, o grupo de estudos e pesquisas completou uma década de existência em 2020 e,  por conta da pandemia e da adaptação às novas rotinas e exigências sanitárias, as celebrações precisaram ser adiadas.

“Há 10 anos fazemos um trabalho tanto no campo da pós-graduação, na orientação de mestrado, doutorado e também pós-doutorado, nós já tivemos três pós-doutorandos que fizeram a pesquisa com a gente, mas também de atuação na graduação e nas escolas da rede básica, com a formação continuada. Já fizemos convênio com a Secretaria Municipal de Educação e realizamos também um trabalho de formação de adolescentes, sempre relacionando as questões LGBT+ com a Educação”, ressalta.

Siga o Gesed no Instagram e no Facebook.

Saiba mais:

Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade completa 10 anos

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br