As transformações de Juiz de Fora e os impactos dessas mudanças nas vidas dos seus moradores estão presentes no livro “Cada semana uma promessa falsa: cenas e contos urbanos”, do professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Anderson Ferrari. O lançamento acontece nesta quinta-feira, 26, na Casa de Cultura, das 18h às 21h. O espaço fica na Rua Batista de Oliveira, 931, 2º andar, Centro

A obra é composta por 15 contos, com tramas construídas a partir de temas sociais presentes no cotidiano, como racismo, etarismo e assédio sexual. A partir dessas pequenas histórias, desejos, emoções e lembranças podem vir à tona e estimular o leitor a pensar sobre a vida e a existência em sociedade. 

A seleção de temáticas tem a ver com o percurso acadêmico do autor. Anderson Ferrari é pesquisador de questões ligadas à opressão e ao preconceito há mais de 20 anos e atua como coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), da Faculdade de Educação (Faced). 

“Trabalhando com questões de gênero e sexualidade, a gente percebe que elas são atravessadas por questões de raça e classe, o que conduz a outra forma de opressão. Esses temas são cotidianamente preocupações minhas.” 

Anderson Ferrari retrata impactos urbanos e transformações sociais, abordando questões de gênero, sexualidade, raça e classe (Foto: Giulia Vaz)

Natural de Três Rios e morador de Juiz de Fora desde o fim dos anos 1990, quando foi aprovado em concurso público para o Colégio de Aplicação João XXIII, onde foi professor de História, o atual docente do Departamento de Educação notou mudanças substanciais no visual da cidade ao longo do período – modificações que impactam memórias e relações. 

“Na sexta-feira, eu passo pela rua, tem lá uma casa que eu olho e admiro. Na segunda, o terreno está vazio. Na Rua São Mateus, quantas casas foram destruídas e transformadas em estacionamentos ou prédios. Há um efeito que isso causa nos sujeitos, nas suas histórias, memórias e relações pessoais e profissionais”, pensa. 

Os contos de “Cada semana uma promessa falsa” têm relação com a realidade, sendo inspirados em histórias vividas ou presenciadas pelo próprio autor, ou em relatos de amigos. Segundo Ferrari, mesmo que os contos sejam ambientados em Juiz de Fora, trazem questões próprias do meio urbano. “São histórias que podem ser ‘colocadas’ em outras cidades. As pessoas vão ler e pensar nas suas realidades em outros locais, em histórias semelhantes.” 

A obra “Cada semana uma promessa falsa: cenas e contos urbanos” pode ser adquirida no site da Giostri Editora. Esse é o segundo livro literário do professor Anderson Ferrari. Em 2022, o docente lançou a coletânea de contos “Eu chorei só cinco lágrimas: contos que me contam”, com temáticas ligadas a questões de Gênero e Sexualidade.