A plataforma Busco-saúde, desenvolvida e monitorada em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi ampliada para controlar o processo de vacinação no município. O sistema permite armazenar e atualizar, em tempo real, dados como o número de pessoas vacinadas, a quantidade de vacinas disponíveis, os locais de aplicação e os profissionais envolvidos no processo. O registro também será utilizado para a realização de análises epidemiológicas sobre a pandemia em Juiz de Fora.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Modelagem Computacional Aplicada da UFJF, Priscila Capriles, o monitoramento possibilitado pela Plataforma Busco-saúde confere mais segurança ao processo de imunização na cidade. “Com um controle fiel dos dados, temos o objetivo de evitar situações de ‘fura filas’ e de perda do prazo para a segunda dose, por exemplo.” O sistema é acessível para gestores municipais, pesquisadores e profissionais autorizados, sendo desenvolvido por meio de uma parceria da UFJF com a Prefeitura de Juiz de Fora e a startup Automaway, incubada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). A pesquisadora também destaca que a tecnologia pode ser adaptada para outros municípios e regiões.

Impactos e estudos epidemiológicos
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde e integrante do Grupo de Modelagem Epidemiológica da UFJF, Fernando Colugnati, frisa que, devido ao acesso dos pesquisadores às informações registradas na Plataforma Busco-saúde, será possível avaliar e compartilhar os impactos da campanha de imunização em Juiz de Fora. “Somente com esses dados em mãos conseguiremos realizar uma análise epidemiológica cientificamente embasada. Poderemos, por exemplo, acompanhar quais grupos de pessoas e regiões estão em processo de imunização, bem como observar os impactos de cada fase nos indicadores de transmissão. Futuramente, será possível ver como isso é refletido em números que já analisamos em notas técnicas anteriores, como o de ocupação de leitos na cidade.”

Atendimento via telefone
Além de monitorar o processo de vacinação em Juiz de Fora, a Plataforma Busco-saúde também segue realizando o trabalho que inicialmente motivou sua criação: oferecer ao cidadão um serviço de esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19 e orientações em casos de suspeita da doença. O atendimento é gratuito e realizado por telefone (32) 3512-0768 ou pelo site oficial. É possível utilizá-lo de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Outras informações:
Disque-coronavírus: (32) 3512-0768
Busco-Saúde