Notas podem servir de parâmetro para candidatos indecisos (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Com as inscrições abertas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021, a informação sobre a nota de corte de cada curso pode ser primordial para os candidatos que buscam a aprovação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Uma das formas que o estudante tem para acompanhar o desempenho de suas notas é identificar se o curso de seu interesse teve alta ou queda na pontuação e estar por dentro da média histórica do curso.

A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nessas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos. A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato. A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos.

Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

Confira as notas de corte do último Pism 2020 (triênio 2017-2020)

Maior pontuação (triênio 2017-2020)

No (triênio 2017-2020), que foi finalizado mais recentemente, o curso de Medicina (grupo E) no campus sede, atingiu a maior nota do Pism 2020 c0m 1.136 pontos. A nota mínima para aprovação no mesmo curso e grupo de acesso foi de 947,5.

Na área de Exatas, o curso com a nota de corte mais alta foi Engenharia Computacional (grupo C), que atingiu a pontuação máxima de 1.125 pontos e o mínimo 1.007  pontos. Seguido de Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial, no mesmo grupo com 1.124,5  pontos e o mínimo de 944,3.

O curso de Administração no campus sede foi um dos que apresentaram com maior diferença entre as pontuações, atingindo a nota máxima de 1.079,7 e o mínimo de 340,8 na ampla concorrência. Já os estudantes que optaram pelo Bacharelado em Música, por exemplo, precisaram de no mínimo 862,9 para serem aprovados na ampla concorrência.

Outro exemplo com notas altas está no Direito. O candidato ao grupo C com maior pontuação tirou 1.027,4 e a nota de corte foi 879,6. Já no grupo E, os candidatos precisaram fazer no mínimo 827,9 pontos para aprovação.

Campus avançado

Em Governador Valadares, o curso de Medicina ampla concorrência obteve a nota máxima 1.060 e a mínima de 949,2, sendo o curso com a maior pontuação do campus. Na área de sociais aplicadas, o curso de Direito (grupo C) atingiu a nota máxima de 839,85 e o corte mínimo de 708,5.

Últimos cinco anos

Os candidatos às vagas na UFJF podem acessar as notas de corte entre os anos de 2015  a 2020, para fins de comparação. A cada ano os valores mudam, uma vez que dependem do desempenho de todos os candidatos daquele processo seletivo.

Notas de corte no Pism 2020

Notas de corte no Pism 2019

Notas de corte no Pism 2018

Notas de corte no Pism 2017

Notas de corte no Pism 2016

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br

Calouros explicam as vantagens de fazer o Pism 2021
Copese divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa do Pism e Vestibular de Música
Pism 2021: conheça o Programa de Assistência Estudantil da UFJF
Confira tira-dúvidas sobre as inscrições do Pism 2021

Pism 2021: como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Abertas as inscrições para o Pism 2021
Realização do Pism 2021 obedecerá protocolos de biossegurança