Estão abertas as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. Os interessados têm até as 18 horas do dia 3 de novembro para acessar a Área do Candidato. As inscrições são exclusivamente on-line. Ao todo, são oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação dos dois campi.

Para o campus de Juiz de Fora são oferecidas 1.903 vagas em 66 cursos. No campus de Governador Valadares há 400 vagas em dez cursos. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro pelos candidatos dos módulos II e III, e nos dias 13 e 14 março pelos candidatos do módulo I. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até às 18h do dia 4 de novembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil.

Como funciona a Área do Candidato?

Pelo terceiro ano, as inscrições para o Pism serão feitas por meio da Área do Candidato, um espaço virtual para a realização das inscrições, onde os candidatos devem informar dados de cadastros e podem solicitar atendimento especial, uso do nome social, além de escolher cursos, cotas e campus, caso façam provas para o do módulo III do vestibular seriado.

A Área do Candidato possibilita que o estudante altere seus dados até o dia 3 de novembro. O ambiente estará disponível para possíveis modificações de dados pessoais, exceto nome, cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e e-mail. Para se inscrever, o interessado deverá usar o próprio CPF, sendo proibido o uso do documento de terceiros, e, caso o Registro Geral (RG) tenha foto desatualizada, é necessário a obtenção de nova via para a apresentação nos dias das provas.

Por meio deste sistema, mesmo após a inscrição e o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), é possível alterar dados como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para fazer o exame. A implantação da Área do Candidato acaba com o problema histórico da duplicidade de inscritos e também extingue qualquer atendimento presencial no momento das inscrições.

.

Candidatos aos módulos II e III devem acessar a Área do Candidato com CPF e senha informados no ano passado. Há um link para recuperação de senha em caso de esquecimento. Esses candidatos já terão parte dos dados informados no ano anterior.

Dados pessoais e inscrição

No momento do cadastro de dados pessoais, o candidato deve informar gênero, data, estado e cidade de nascimento, além do nome da mãe. Nas próximas telas, são pedidos documento de identidade, endereço e contato telefônico. Após a confirmação de todos os dados, o estudante entra na tela para inscrições e poderá, ali, escolher participar do Pism 2021.

Na tela seguinte, o candidato seleciona o módulo do Pism que vai realizar as provas, devendo ficar atento na aba que será aberta para confirmação da escolha. Nas próximas páginas, o estudante escolhe se quer solicitar nome social para realização dos exames e se precisa de algum tipo de atendimento especial. Após essas etapas, deve informar o local onde deseja fazer as provas e a escolaridade, apontando dados da escola onde estuda e o ano previsto para conclusão do ensino médio.

.

Em seguida, é o momento de solicitar a isenção da taxa de inscrição, para os candidatos que desejam participar do processo seletivo sem a necessidade de fazer qualquer pagamento. Após ultrapassar essa etapa, aparece a tela com os termos de inscrição e, na sequência, outra tela para conferência dos dados informados até o momento.

Cotas, curso e campus

Candidatos ao Módulo III do Pism devem ainda selecionar o grupo de cotas ao qual desejam concorrer a uma das vagas, o campus onde pretendem estudar e o curso escolhido.

Ao confirmar a inscrição, o candidato, de qualquer módulo do Pism, verá uma mensagem de confirmação, com link para impressão do comprovante provisório de inscrição (que não vale como comprovante definitivo para realização das provas) e da GRU, caso não tenha escolhido solicitar isenção da taxa de pagamento.

Candidatos devem anexar documentos digitalizados

As inscrições para o Pism 2021 são exclusivamente on-line. Todas as solicitações de atendimento especial, sabatistas, nome social e isenção da taxa de pagamento serão feitas por meio da Área do Aluno. Enquanto se inscreve, o candidato se depara com telas sobre solicitação de uso de nome social, solicitação de atendimento especial, incluindo sabatistas, e solicitação de isenção.

O candidato pode solicitar atendimento especial ou utilização do nome social até a data limite para a inscrição. Neste ano, há uma aba específica para a solicitação de atendimento a estudantes sabatistas.

.

Todos esses pedidos exigem que o estudante anexe documentos digitalizados que comprovem as necessidades, conforme determinado no edital. O ambiente aceita arquivos em três formatos, pdf, png e jpg, e tamanho máximo de 2 Mb.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br

Realização do Pism 2021 obedecerá protocolos de biossegurança