Portal da UFJF responde principais perguntas dos candidatos (Foto: Luiza Queiroz/UFJF)

Portal da UFJF responde principais perguntas dos candidatos (Foto: Luiza Queiroz/UFJF)

Com a abertura das inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021, é possível que os candidatos ao vestibular seriado tenham dúvidas sobre as inscrições e os procedimentos para a realização das provas. Para sanar essas questões o portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) selecionou algumas das perguntas mais frequentes. 

As inscrições devem ser feitas até as 18 horas do dia 3 de novembro de 2020, exclusivamente on-line, na Área do Candidato. É importante o estudante esteja atento às datas e às especificações previstas no edital. As provas ocorrem nos dias 27 e 28 de fevereiro para o módulo I e II, e nos dias 13 e 14 de março para os estudantes do módulo I.

Posso mudar dados cadastrais, como nome, CPF, data de nascimento e e-mail?

A Área do Candidato possibilita que o estudante altere seus dados até o dia 3 de novembro. O ambiente estará disponível para possíveis modificações de dados pessoais, exceto nome, cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e e-mail. Mesmo após a inscrição e o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), é possível alterar dados como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para fazer o exame. A implantação da Área do Candidato acaba com o problema da duplicidade de inscritos e também extingue qualquer atendimento presencial no momento das inscrições.

Posso fazer a inscrição e entregar documentação presencialmente nos campi da UFJF?

Não. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de atendimento especializado, incluindo sabatistas e a utilização do nome social. Para facilitar o processo, o formulário de inscrição on-line conta com meios para anexar os documentos digitalizados para os variados requerimentos, como laudos médicos e atestado comprobatório de confissão religiosa.

O que é necessário para pedir isenção?

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos no momento da inscrição, até as 23 horas do dia 19 de outubro. Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá atender às seguintes condições: possuir renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um e meio salário mínimo per capita; e ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral. Nesse caso, é preciso apresentar cópia digitalizada e legível da declaração escolar das séries do ensino médio cursadas e da série na qual está matriculado, com carimbo e assinatura do funcionário da escola; sendo que para os estudantes da rede privada é necessário que conste na declaração o recebimento de bolsa integral em todas as séries do ensino médio e na atual série que está matriculado.

Além disso, é possível pedir a isenção via CadÚnico, sendo necessário que o candidato indique que pertence a família de baixa renda e informe o seu Número de Identificação Social  (NIS) – com onze dígitos – ao preencher o cadastramento on-line de inscrição. Destaca-se que o NIS informado deverá ser do próprio candidato e não de seus pais ou de terceiros. 

Quando é divulgado o resultado do pedido de isenção de inscrição?

O resultado do pedido de isenção será divulgado a partir das 15h do dia 27 de outubro no site do cadastramento. O candidato que tiver a isenção indeferida tem oito dias para emitir a GRU e efetuar o pagamento do boleto.

Entrei com a documentação pedindo isenção da taxa. O que acontece se o meu pedido for indeferido?

O candidato que tiver sua solicitação de isenção INDEFERIDA deve, no mesmo site do cadastramento da inscrição, gerar a GRU e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$120 até as 18h do dia 4 de novembro, exclusivamente no Banco do Brasil,  para que, assim, sua inscrição possa ser deferida e efetivada.

Quando escolho o curso e o campus onde quero estudar?

A escolha do curso e do campus acontece apenas no terceiro módulo do Pism. O candidato indica no momento da inscrição qual curso e em qual campus pretende estudar.

Fiz minha inscrição e já paguei o boleto. Ainda posso trocar de curso?

Sim. O candidato pode trocar o curso desejado, o campus, o local de prova e até se precisa de atendimento especial e nome social até o dia 3 de novembro, último dia de inscrições. Após esta data, a inscrição é finalizada e os dados não podem mais ser alterados.

Em quais cidades as provas serão aplicadas?

As provas serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, no Estado de Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro.  

Posso pedir segunda opção de curso na inscrição do Pism?

Não. Somente candidatos ao curso de Música, que não sejam aprovados na prova de habilidade específica, podem usar a segunda opção de curso, que deve ter sido informada no ato da inscrição.

Estudantes de escolas particulares, que possuem bolsa integral, têm direito às cotas?

Não. Somente alunos de escolas públicas podem se candidatar aos grupos de cotas.

Quais critérios serão avaliados para validar o pedido por grupos de cotas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas?

Desde 2019, a UFJF conta com uma comissão para avaliar as declarações de candidatos que se inscrevem em grupos para pessoas com deficiência e pessoas que se autodeclararem pretas, pardas ou indígenas. Os candidatos passam por uma banca de heteroidentificação, onde é verificada a veracidade da autodeclaração, a partir de alguns critérios como fenótipo, ascendência direta e histórico sobre vivências de discriminações e preconceitos por conta da condição parda. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida é tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito a elas. A convocação e às orientações sobre o procedimento serão divulgados no site da Cdara

Como obter direito ao atendimento especial?

O candidato deve, no ato do cadastramento da inscrição, informar se necessita de atendimento ou de condições especiais para a realização das provas, assinalando os itens referentes a essa demanda no momento da inscrição. Em seguida, é preciso submeter, no próprio sistema, cópia digitalizada dos laudos médicos, quando estes forem necessários. O prazo para solicitar atendimento especializado vai até às 18 horas do dia 3 de novembro.

Gestantes podem fazer o Pism 2021?

Sim. Se for necessário, é oferecido atendimento especial. Basta fazer o pedido no momento da inscrição, na Área do Candidato.

Gostaria de realizar minha inscrição com o nome social. Como devo proceder?

Para usar o nome social, o candidato deverá, no período destinado às inscrições, marcar os campos indicando solicitação do uso do nome social e submeter no sistema de inscrição cópia digitalizada e devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Copese para análise do deferimento. Caso o candidato seja menor de dezoito anos, o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsável juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável.

Após fazer a inscrição e imprimir o boleto, posso pagar a GRU em qualquer banco?

O pagamento do boleto do Pism 2020 deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil, até as 16h do dia 4 de novembro.

Após fazer a inscrição e efetuar o pagamento do boleto, como confirmar se estou inscrito?

A prova do deferimento e da efetivação da inscrição em quaisquer dos módulos deve ser acessada e impressa pelo candidato a partir das 15 horas do dia 9 de fevereiro de 2021 até as 12 horas do último dia de provas deste processo seletivo, na Área do Candidato. O comprovante definitivo de inscrição traz o local de prova e as informações do candidato. Em nenhuma hipótese esse comprovante será enviado particularmente ao candidato, seja qual for o meio (Correios, e- mail, etc.).  

Alunos do 9º ano podem fazer a prova?

Não. Apenas estudantes matriculados a partir do 1º ano do ensino médio podem realizar as provas, desde que comecem o processo no 1º ano do ensino médio.

Estudantes do 2º ano que não fizeram o Módulo I podem fazer a prova?

Não. Apenas estudantes que começaram o processo no Módulo I, ou seja, enquanto estavam matriculados no 1º ano do ensino médio, podem participar.

Caso o candidato zere provas do Pism I ou do Pism II, ele pode se inscrever no módulo III?

Os alunos que zeraram qualquer prova dos módulos I e II não estão excluídos do processo seletivo e podem realizar a inscrição no Pism 2021.

Caso o estudante seja reprovado em algum ano do ensino médio, é possível refazer o módulo do Pism?

Se for o módulo I, é possível. É permitido ao candidato reprovado na primeira série do ensino médio ou na segunda série do curso técnico, cuja duração seja de quatro anos, que se inscreva novamente no módulo I do triênio imediatamente subsequente, por uma única vez.

Outras informações:  vestibular@ufjf.edu.br