Atualizada em 14 de outubro de 2020, às 13h51

Pró-reitores de Graduação explicam medidas a serem adotadas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Os representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concederam nesta quinta-feira, 8, uma coletiva de imprensa on-line para apresentar e sanar dúvidas sobre o edital do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2021). Na entrevista foram destacados as medidas de biossegurança a serem adotadas pela instituição para a realização das provas e a importância de os candidatos ficarem atentos às informações disponibilizadas no edital e nos canais da UFJF. As inscrições serão abertas na próxima terça-feira, 13.

Realização das provas

Em virtude da pandemia do novo coronavírus as provas dos módulos I, II e III, que nas edições dos anos anteriores eram aplicadas nas mesmas datas no Pism 2021 foram fracionadas. Para os candidatos dos Pism II e III, as provas serão no dias 27 e 28 de fevereiro e para os do Pism I nos dias 13 e 14 de março.  As cidades onde haverá provas estão mantidas: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda (RJ) e Petrópolis (RJ).

Segundo a Pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, a realização das provas foi divida em dois finais de semana a fim de evitar aglomeração. “Fizemos uma estimativa, com base nas edições dos anos anteriores, que mostrou que os números de candidatos do Pism II e III somados equivalem, mais ou menos, à metade dos candidatos do Pism I. Então, fracionamos as datas para a realização das provas, a fim de evitar o fluxos de todos os candidatos na mesma data.”

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, destaca o esforço da UFJF para realizar o Pism da maneira mais segura possível. “A Universidade está tendo o maior zelo em relação a esta situação específica. É um processo desafiador que deve envolver mais de 40 mil pessoas entre candidatos e trabalhadores.”

Medidas de Segurança

A UFJF tem realizado um estudo detalhado considerando os protocolos de biossegurança já produzidos, principalmente, os publicados pelo MEC, e os estabelecidos pela Comissão de Biossegurança e Saúde própria e aprovados pelo Conselho Superior (Consu). Os documentos servirão de referência para que a distribuição dos candidatos nos locais de prova.

A instituição tem feito uma busca de novos espaços para a realização das provas na cidade com o objetivo de ampliar a distribuição dos candidatos e melhorar a logística de circulação pela cidade. A ocupação das salas não será a mesma das edições anteriores. “Todos os protocolos de biossegurança relacionados à Covid-19 serão seguidos, inclusive a distribuição de candidatos por sala de aula. Pedimos que os candidatos, pais e responsáveis também evitem aglomerar os entornos do locais de realização das provas”, explica Amorim.

Cotas

O candidato ao Pism III deve estar atento ao grupo de reserva de vagas pelo qual que ele pretende acessar. Há cotas destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência e para aquelas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, cada um com suas especificidades.

“A UFJF tem tido muito cuidado no acesso daquelas pessoas que realmente têm o direito àquele grupo. Temos feito as comissões de heteroidentificação exatamente para validar a autodeclaração da pessoa. É um cuidado que a instituição de manter uma política de ações afirmativas que realmente seja efetiva. Temos percebido que, muitas vezes, os candidatos se confundem entre o que é doença e o que é deficiência e tentam a vaga por esse grupo. Mas acabam não ingressando porque não estão abarcadas na legislação”, explica Maria Carmem, ressaltando a necessidade de atenção.

Pedido de isenções

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de seis dias: das 15h de 13 de outubro às 23h do dia 19 do mesmo mês*. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

É importante ressaltar que caso o candidato tenha o pedido de isenção negado, ele deverá realizar o pagamento da taxa, antes do final do prazo, para conseguir efetivar a inscrição.

As informações, datas, prazos e procedimentos para realização do Pism 2021 estão disponíveis no edital.

*Em razão das solicitações dos candidatos, por causa dos feriados da semana entre 12 e 16 de outubro, o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição foi adiado para as 23h do dia 19 de outubro.