A saúde de mulheres em situação de rua em Juiz de Fora é o tema da dissertação da psicóloga Larissa Pimenta Coldibeli. A pesquisa foi realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e busca identificar e compreender como este grupo de pessoas se cuida e acessa determinados serviços de assistência social e saúde.

Segundo a pesquisadora, o objeto do estudo se baseia em itinerários terapêuticos, isto é, na análise das experiências que envolvem os caminhos percorridos por determinados indivíduos. Para isso, ela acompanhou duas mulheres em situação de rua em alguns de seus percursos pela cidade, desenvolvendo assim, uma etnografia multilocal. Esta técnica, segundo a psicóloga, contribui para investigar a circulação de objetos, significados e pessoas, em espaços difusos, assumindo trajetórias inesperadas de acordo com os movimentos do sujeito. Além disso,  Larissa realizou observações participantes na Casa de Passagem para mulheres, no Fórum da População em Situação de Rua e no Consultório na Rua.

A dissertação revela que as mulheres em situação de rua compreendem a saúde de maneira abrangente, incluindo os esforços para a busca e manutenção da vida. A psicóloga aponta que os itinerários terapêuticos são organizados principalmente por dois elementos: o gênero, que se caracteriza pelas relações desiguais de gênero presentes na sociedade, reproduzindo práticas de cuidado ainda restritas; e as instituições presentes em suas vidas, como os serviços de saúde e assistência social. Neste caso, Larissa chama a atenção que estes serviços públicos devem repensar suas ofertas de cuidado, considerando as particularidades da realidade destas pessoas. “Mesmo diante de uma realidade de opressão e privação, elas resistem e existem, criam e mantêm suas vidas, ousando sonhar e fazer planos”. 

O professor orientador, Fernando Santana de Paiva, reafirma a importância da dissertação, uma vez que se trata de uma pesquisa que pode contribuir para o trabalho realizado no âmbito das políticas públicas de saúde e assistência social em Juiz de Fora e também em outras regiões brasileiras. Outro aspecto importante, segundo Fernando, é trazer para o meio acadêmico as vozes destas mulheres que têm sido cotidianamente violentadas e impedidas de se potencializarem como sujeitos. 

A dissertação intitulada “A vida tecida em contradições: Itinerários terapêuticos de mulheres em situação de rua a partir de uma etnografia multilocal” será defendida por Larissa nesta quinta-feira, 29, às 14h.

Contatos:
Larissa Pimenta Coldibeli – (Mestranda):
coldibeli.larissa@gmail.com 

Fernando Santana de Paiva – (Orientador):
fernandosantana.paiva@yahoo.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fernando Santana de Paiva – Orientador (UFJF)
Profª. Drª. Cássia Beatriz Batista – Coorientadora (UFSJ)
Profª. Drª Isabela Saraiva de Queiroz – (UFSJ)
Profª. Drª Sabrina Pereira Paiva – (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-6321 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia