Revista está no ar desde 1998, com pesquisas relacionadas à comunicação na atualidade (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A nova edição da Lumina, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), apresenta artigos que trazem análises sobre distintas temáticas que englobam o campo da Comunicação, como fotografia, cinema, plataformização e desinformação. Além de discussões sobre saúde e religião – atravessamentos que transbordam o campo comunicacional e apontam para questões candentes no debate público.

Capa da nova edição da revista Lumina (Foto: Divulgação)

Os dois artigos que abrem esta edição tratam de temáticas sobre saúde. O primeiro, de autoria de Vânia Coutinho Quintanilha Borges e Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/Fiocruz), tece reflexões a partir de manifestações de Instagram em suas posições distintas sobre legalização e descriminalização do aborto. A discussão dos autores vem em um momento de grande debate sobre a temática no mundo todo, o que enfatiza a relevância dessa produção científica.

Para o professor João Paulo Malerba, um dos editores desta edição da Lumina, esses artigos destacam o papel crucial das redes sociais como espaços de disputa discursiva e produção de sentidos. Na avaliação do docente, ao examinar as representações simbólicas e as diferentes visões sobre questões de saúde pública e direitos reprodutivos, os autores oferecem uma contribuição significativa para o campo da comunicação, enfatizando a importância de abordagens plurais e críticas na análise desses temas complexos. “Então é uma análise que trabalha muito com essa perspectiva de olhar de forma diversa sobre o tema e, da mesma forma, também olhar de uma forma diversa em relação à própria cidadania.”

Ainda na interface entre comunicação e saúde, a pesquisadora Maria do Carmo Pasquali Falchi, da Unisinos, se dedica a uma análise sobre estratégias comunicacionais na página do Facebook da ONG Turner Syndrone Global Alliance (TSGA) e produção de sentidos nas postagens feitas por pacientes com Síndrome de Turner e seus familiares. A doença, rara e pouco conhecida, atinge uma a cada 2.500 meninas nascidas no mundo, segundo a Pfizer (2020).

A revista também conta com artigos que discutem temáticas sobre plataformas digitais, como a produção de Cristiane Lindemann e Patrícia Regina Schuster, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As autoras analisam vinte e quatro vídeos no TikTok da Agência Lupa, reconhecida pelo seu trabalho de checagem e iniciativas em literacia midiática.

Outro artigo que analisa conteúdos de plataformas digitais é intitulado “Empreendedorismo como propósito: o ethos discursivo dos ‘cases de sucesso’ do inChurchapp”, de Deivison Brito Nogueira, pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). A produção reflete sobre os processos de midiatização da religião no contexto da racionalidade neoliberal e do chamado capitalismo de plataforma tendo como objeto o inChurch, aplicativo para gestão operacional e financeira de instituições religiosas.

Reflexões sobre comunicação e consumo também estão presentes nesta edição, como o artigo das pesquisadoras Giovanna Masiero Fischer e Marcia Perencin Tondato, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que desenvolve um estudo sobre o perfil no Instagram da Simple Organic, marca de produtos veganos, e o artigo de Luiz Siqueira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que faz uma abordagem bibliográfica de como marcas publicitárias se articulam ao romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera.

Malerba é editor da primeira edição da revista Lumina 2024, juntamente com as professoras Ana Paula Dessupoio e Telma Johnson, da Faculdade de Comunicação. (Foto: arquivo pessoal)

O artigo que fecha esta edição, de autoria de Arthur Fiel, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), examina as potencialidades das narrativas audiovisuais infantis, a partir da série Detetives do Prédio Azul, carro-chefe do canal de televisão Gloob. O autor trabalha com o conceito de círculo mágico para examinar a análise da narrativa e apropriações pelo público-alvo em mediações extra telas a partir de sua bagagem lúdica.

“Em síntese, o que eu acho que aparece nesses quatro artigos que a gente destacou, mas também perpassa os demais, é justamente uma perspectiva crítica, muito presente no estudo que os pesquisadores fizeram sobre o objeto a partir do olhar comunicacional”, conclui Marleba.

Revista Lumina

A Revista Lumina é um material tradicional do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UFJF, e está no ar desde 1998, com pesquisas relacionadas à comunicação na atualidade. A partir de 2016, sua publicação passou a ser quadrimestral, com um dossiê de artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e relatos de pesquisa.

O projeto conta com mais de 40 edições, publicadas no formato digital desde 2004. Mais informações e edições anteriores estão disponíveis no site da revista.

Acompanhe as novidades da “Lumina” nas redes sociais:

Twitter: @luminaufjf
Fanpage: Revista Lumina – Home | Facebook