Professora Zélia Ludwig: “A importância do debate é justamente essa: uma forma de enfrentamento à invisibilidade das mulheres negras” (Foto: Arquivo pessoal)

“Desafios e ações de enfrentamento para a equidade racial: a fala de Mulheres Negras” será tema de um encontro virtual na segunda-feira, dia 5 de outubro, às 17h, no Facebook. A atividade é organizada pelo programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  “Encontros Temáticos da Comunidade Negra”.

Siga “Encontros Temáticos da Comunidade Negra” no Instagram

O evento será conduzido pela professora do Departamento de Física, Zélia Maria da Costa Ludwig. A pesquisadora da UFJF  é doutora e pós-doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP); integrante do Grupo de Trabalho  para Aumento da Diversidade e Equidade Racial em Física da Sociedade Brasileira de Física,  da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e do Parent in Science.

Na live do dia 5, Zélia terá a companhia de duas convidadas: Adenilde Petrina, doutora honoris causa pela UFJF, filósofa e integrante do Coletivo Vozes da Rua, e Jussara Alves da Silva, doutoranda em Educação pela UFJF, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Conpir) e integrante do Coletivo Cabeça de Nêga.

Adenilde Petrina, doutora honoris causa pela UFJF, é uma das convidadas da live do dia 5 de outubro. (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Neste encontro virtual pretendemos trazer temas relevantes para a reflexão da problemática enfrentada pela comunidade negra, ampliar a fala das mulheres pretas e replicar ações de enfrentamento ao racismo estrutural, questionando o porquê de nós mulheres negras não ocuparmos espaços de poder e de decisão. A importância do debate é justamente essa: uma forma de enfrentamento à invisibilidade das mulheres negras”, destaca Zélia.

A professora acrescenta que a atividade é aberta ao público em geral e não é necessária inscrição prévia.

Encontros Temáticos da Comunidade Negra

A convidada Jussara Alves é presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Foto: arquivo pessoal)

O programa de extensão “Encontros Temáticos da Comunidade Negra”  é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor do Departamento de Matemática, Willian José da Cruz, tem a participação dos docentes Zélia Ludwig,  do Departamento de Física, Fernanda Thomaz, do Departamento de História,  Francione Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação, e Julvan Moreira de Oliveira, também da Faculdade de Educação e  diretor de Ações Afirmativas da UFJF; além dos bolsistas e estudantes de graduação, Yago Souza e Andressa Borges, ambos do Bacharelado em Nutrição.

O objetivo do programa de extensão é promover encontros temáticos mensais sobre a comunidade negra da cidade e região, para debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade científica, dentre outros temas.

O encontro virtual do dia 5 de outubro será realizado no Facebook da professora Zélia Ludwig, às 17h.

Saiba mais sobre o programa de extensão:

“Cultura Negra e Periférica em Juiz de Fora” é tema de live

“Encontros Temáticos da Comunidade Negra”  lança blog

Encontros temáticos sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região

‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ recebe inscrições de bolsistas

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br