Um programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai promover encontros temáticos mensais sobre a comunidade negra da cidade e região. A iniciativa pioneira tem coordenação do professor do Departamento de Matemática da UFJF, Willian José da Cruz. O objetivo, segundo o docente, é debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade científica, dentre outros temas, e para além do âmbito da Universidade. 

“Pretendemos trabalhar em parceria com escolas públicas. Queremos ir efetivamente para a rua, ir até a comunidade, porque é lá que o efeito do programa vai acontecer. Quando fazemos essa ponte, conseguimos mostrar – a quem não tem oportunidade de estar aqui – que a UFJF é um ambiente que proporciona também esse diálogo com a sociedade, que não fica restrita só a uma questão mais acadêmica. Nós temos essa preocupação com o social”, explica.

Idealização coletiva

Cruz destaca que a idealização do programa de extensão  “Encontro Temático na Comunidade Negra de Juiz de Fora” foi coletiva, com contribuições de outros professores e movimentos negros estudantis da Universidade. O grupo esteve reunido durante o ‘1º Encontro de Pesquisadorxs e Estudantes Negrxs da UFJF’, realizado em outubro de 2019.  

Idealizadores do programa de extensão com professora convidada, durante 1º Encontro de Pesquisadorxs e Estudantes Negrxs da UFJF. Da esq. p/ dir: professores Willian Cruz; Fernanda Thomaz; Julvan Oliveira; Flávia Rios (UFF); Francione Carvalho e Zélia Ludwig. (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Dentre os docentes participantes do programa de extensão estão: Fernanda Thomaz, do Departamento de História,  Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, Francione de Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação, e Julvan Moreira de Oliveira, também da Faculdade de Educação e  diretor de Ações Afirmativas da UFJF. 

“Estou como coordenador, mas não se trata de uma propositura particular. O programa é resultante do pensamento de todo esse conjunto, professores e coletivos, de como poderíamos desenvolver uma iniciativa que falasse da temática que estava realmente nos incomodando, por várias situações que temos vivenciado no Brasil. Há uma negação do próprio racismo que sabemos já está institucionalizado em nosso país, além da questão da negação dos efeitos da escravidão ”, aponta Willian Cruz.

Professor Willian Cruz: “Há uma negação do próprio racismo que sabemos já está institucionalizado em nosso país, além da questão da negação dos efeitos da escravidão.”

Calendário de encontros

Aprovado este mês pela Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, o Programa contará com dois bolsistas – um remunerado e outro voluntário. O calendário de atividades e os locais dos encontros serão definidos e divulgados em março, quando do início das aulas na Universidade.  A intenção, segundo o coordenador, é que a temática da comunidade negra na cidade e região seja abordada por diferentes áreas do conhecimento, tais como Artes, Educação, Física, História, Matemática e Saúde.

“Já fica aqui um convite a todos os professores e professoras que queiram contribuir e agregar ao nosso grupo. Na verdade, esse projeto inicial, desenvolvido pelos docentes já citados, foi apenas para começarmos. Quanto mais pessoas estiverem construindo conosco, mais essas questões todas ganham visibilidade e força”, conclui Cruz. 

Outras informações:  (32) 2102-3308 – Departamento de Matemática da UFJF ou williancruz990@gmail.com.