Arte: programa de extensão Encontros Temáticos da Comunidade Negra

“A Cultura Negra e Periférica em Juiz de Fora” será tema de live na segunda-feira, dia 31 de agosto, às 17h, no Facebook. A atividade é organizada pelo programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  “Encontros Temáticos da Comunidade Negra”.

O evento será conduzido pelo professor da Faculdade de Educação (Faced), Francione Oliveira Carvalho, que atua nas licenciaturas em Artes Visuais e em Pedagogia da UFJF, ministrando as disciplinas de Fundamentos do Ensino da Arte, Metodologia e Estágio, além da eletiva “Arte e Cultura Afro-brasileira”.

Dentre os convidados deste encontro virtual  estão: Tainá Neves, integrante da Companhia Santa Corja; Marcos Guilherme Parreira, do grupo de dança Remiwl Street Crew; e Felipe Noselhi, orientador do grupo Diverdança e do projeto Gente em Primeiro Lugar.

“Eles desenvolvem tanto pesquisas vinculadas às questões da periferia ou da Cultura Negra, principalmente, a Cultura Negra urbana, como projetos de arte-educação que contemplam esse público . O objetivo da live é que cada um conte um pouco da sua trajetória, do seu trabalho, como é ser artista jovem na cidade, quais as dificuldades para se estabelecer no mercado, as relações referentes ao racismo, aos preconceitos”, explica o professor Francione Carvalho.

“Os três convidados desenvolvem pesquisas e projetos de arte-educação em regiões periféricas de Juiz de Fora” – Francione Carvalho

Conforme o docente, os três convidados atuam profissionalmente em diversos locais de Juiz de Fora, principalmente em espaços periféricos.  “Marcos Guilherme é formado em Química na UFJF, é bailarino, arte-educador e desenvolve tanto pesquisas individuais quanto junto ao Remiwl. Esse grupo tem como característica a cultura negra urbana, trabalhando com elementos do hip hop, do street dance e da dança contemporânea. Já a Tainá é atriz, diretora, integra a Companhia Santa Corja, desenvolve pesquisas em relação às visualidades e dramaturgias negras, além de ser articuladora cultural no programa Gente em Primeiro Lugar. O Felipe Noselhi trabalha neste mesmo programa. É Coreógrafo e diretor do Diverdança, que tem elementos vindos das comunidades de Juiz de Fora.”

Encontros Temáticos da Comunidade Negra

Professor Francione Carvalho conduzirá a live no dia 31, às 17h (Foto: arquivo pessoal)

“Esta live é mais uma das ações do programa de extensão Encontros Temáticos da Comunidade Negra, que reúne professores de diversos Departamentos e Faculdades da UFJF. Devido à pandemia, não podemos neste momento realizar eventos presenciais nas escolas da Rede Básica, como havíamos planejado”, explica Francione Carvalho.

O programa de extensão ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’  é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor do Departamento de Matemática Willian José da Cruz, tem a participação, além de Francione Carvalho,  dos docentes Fernanda Thomaz, do Departamento de História,  Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, e Julvan Moreira de Oliveira, da Faculdade de Educação e  diretor de Ações Afirmativas da UFJF. A iniciativa conta ainda com a participação de dois bolsistas e estudantes de graduação, Yago Souza e Andressa Borges, ambos do Bacharelado em Nutrição.

O objetivo do programa é promover encontros temáticos mensais sobre a comunidade negra da cidade e região, para debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade científica, dentre outros temas.

O encontro virtual do dia 31 de agosto será realizado no Facebook do professor Francione Carvalho, às 17h.

Saiba mais sobre o programa de extensão:

Siga “Encontros Temáticos da Comunidade Negra” no Instagram

“Encontros Temáticos da Comunidade Negra”  lança blog

Encontros temáticos sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região

‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ recebe inscrições de bolsistas

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br