O Programa de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ lançou um blog para divulgação de conteúdos sobre o racismo e o papel do negro na sociedade brasileira. Em tempos de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, a intenção é que a iniciativa permita a aproximação entre os pesquisadores, os estudantes e a comunidade em geral.

Conheça o blog do Programa de Extensão ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ 

“Este meio de comunicação tem a importância de levar ao público em geral, principalmente às pessoas que se interessarem pela temática do negro na sociedade brasileira, em especial na região de Juiz de Fora, discussões, entrevistas, filmes, também conversas com pesquisadores e/ou pessoas ligadas a esta temática”, explica o coordenador do programa de extensão e professor do Departamento de Matemática da UFJF,  Willian José da Cruz

O docente acrescenta que a intenção também é colaborar para o combate às fake news.  “Criamos um canal para contribuir com a disseminação de verdades históricas e situações da realidade, agindo contra informações falsas, como por exemplo, a negação do racismo e dos efeitos da escravidão no nosso país. Um canal de aprendizado, resistência, pesquisa e postura sociopolítica”, ressalta.

Racismo Estrutural

Neste contexto de excepcionalidade por conta da pandemia de Covid-19, Cruz recorda que as autoridades sanitárias têm apontado a maior vulnerabilidade da população negra, composta por pretos e pardos, à doença. A referida situação, alerta o pesquisador, é resultante do racismo estrutural da sociedade brasileira, ou seja, da dificuldade de acesso da população negra, por exemplo, a melhores condições de vida em termos socioeconômicos. 

“Neste momento de dificuldades que estamos enfrentando em relação a pandemia, sabemos que o negro é o mais atingido pelos efeitos nefastos deste vírus, tanto nos aspectos de saúde, quanto nos aspectos sociais mais gerais. O que esperamos é contribuir para podermos lutar pela vida, num trabalho constante de orientação, difusão de conhecimentos e de enfrentamento  às diversas  formas de racismos. Logo, pedimos para quem puder, fique em casa e se junte a nós nesta luta!.”

Iniciativa Pioneira

Idealizadores do programa de extensão com professora convidada, durante Encontro de Pesquisadores Negros. Da esq. p/ dir: professores Willian Cruz; Fernanda Thomaz; Julvan Oliveira; Flávia Rios (UFF); Francione Carvalho e Zélia Ludwig.

‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’  é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor do Departamento de Matemática Willian José da Cruz, tem a participação de docentes de outras unidades acadêmicas, como Fernanda Thomaz, do Departamento de História,  Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, Francione de Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação, e Julvan Moreira de Oliveira, também da Faculdade de Educação e  diretor de Ações Afirmativas da UFJF. O programa de extensão conta ainda com a participação de dois estudantes de graduação, Yago Souza e Andressa Borges, ambos do Bacharelado em Nutrição. 

O objetivo é promover encontros temáticos mensais sobre a comunidade negra da cidade e região, para debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade científica, dentre outros temas. 

Saiba mais:

Encontros temáticos sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região

‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ recebe inscrições de bolsistas

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br