* Matéria atualizada às 10h14, em 5 de março

O Programa de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ seleciona dois bolsistas de graduação, sendo um remunerado e um voluntário. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 2, e as inscrições on-line vão até 8 de março. Uma retificação foi divulgada nesta quinta-feira, 5, incluindo mais uma etapa ao processo seletivo, além de novas datas. 

Podem participar estudantes cotistas dos grupos A (pretos, pardos e indígenas, com renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimos, que cursaram o ensino médio em escolas públicas) ou D (pretos, pardos ou indígenas, que cursaram o ensino médio em escolas públicas). 

Os inscritos devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação do campus sede da UFJF e não podem ter débitos com a Extensão no que refere à apresentação de relatórios e/ou outros documentos.  Além disso, é preciso ter disponibilidade de 12 horas semanais e, em caso de bolsistas remunerados, não possuir vínculo remunerado com outro Programa de Bolsas da UFJF, à exceção do Programa de Assistência Estudantil. 

Faça aqui a sua inscrição.

Iniciativa Pioneira

Este programa de extensão é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor do Departamento de Matemática Willian José da Cruz, tem a participação de docentes de outras unidades acadêmicas, como Fernanda Thomaz, do Departamento de História,  Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, Francione de Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação, e Julvan Moreira de Oliveira, também da Faculdade de Educação e  diretor de Ações Afirmativas da UFJF. 

O objetivo, segundo o professor Willian Cruz, é promover encontros temáticos mensais sobre a comunidade negra da cidade e região, para debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade científica, dentre outros temas. 

O bolsista e o voluntário selecionados terão como atribuições estudar a temática que será discutida em cada encontro; preparar a logística para viabilizar as atividades; cuidar dos materiais necessários para realização dos encontros mensais; e confeccionar o relatório ao final de cada etapa.

A seleção dos estudantes será realizada por meio de entrevista e análise curricular no dia 9 de março, às 10h, na Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), no prédio da Reitoria, no campus de Juiz de Fora.  O resultado será divulgado em 10 de março.

Saiba mais: Encontros temáticos sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região

Outras informações:  (32) 2102-3308 – Departamento de Matemática da UFJF ou williancruz990@gmail.com.