Equipamentos aprovados pela Anvisa passaram por mais de 900 testes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Nesta terça-feira, 18, o Hospital Universitário (HU-UFJF-Ebserh) recebe três respiradores pulmonares para auxiliar na recuperação de pacientes contaminados pela Covid-19. Os equipamentos, produzidos pela empresa Tacom, através do projeto social “Inspirar”, foram aprovados e homologados essa semana pela Anvisa após mais de 900 testes.  

Os respiradores, uma parceria entre profissionais de saúde e empresários de Minas Gerais, foram pensados como forma de auxiliar e suprir UTIs com equipamentos fundamentais no tratamento de complicações relacionadas ao coronavírus. Sua principal ação é em casos de insuficiência respiratória, nos quais a inflamação pulmonar se agrava ao ponto de o paciente se tornar incapaz de respirar sozinho e necessitar de ventilação mecânica. 

De acordo com o professor da Faculdade de Medicina (Famed/UFJF), responsável pelo Núcleo de UTI do Programa de Pós-graduação em Saúde (PPGS) e chefe da UTI do Hospital Universitário, Bruno Pinheiro, a chegada desses respiradores aumenta a disponibilidade de aparelhos disponíveis para o atendimento aos pacientes com Covid-19, dando maior segurança caso haja necessidade de suporte ventilatório.  

“Além disso, estes ventiladores chegarão também para outras unidades hospitalares e de emergência da cidade e região, que serão treinadas para uso dos aparelhos. Como o HU/UFJF participou do desenvolvimento dos ventiladores, o hospital funcionará como replicador do conhecimento sobre seu uso. Ter esses equipamentos em nossas UTIs permitirá a capacitação de nossa equipe e de outras unidades de saúde interessadas no manuseio ventilatório de pacientes com Covid-19.”