Atendimentos serão feitos por email a partir do dia 3 de agosto (Foto: Pixabay)

O atendimento do projeto de extensão “Ação de orientação à população referente ao benefício assistencial emergencial”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), passará a ser feito apenas remotamente, a partir do dia 3 de agosto. O serviço estará disponível de segunda a quintas-feira, das 9h às 15h, por meio do e-mail orientacaoauxilioemergencial.ufjf@ufjf.edu.br.

A ação extensionista, desde o início das atividades, realizou cerca de 800 atendimentos e já atingiu mais de cem bairros de Juiz de Fora, além dos distritos e outros 26 municípios. Além dos atendimentos por e-mail, haverá contato telefônico com o usuário, quando necessário. O projeto continua também com o acompanhamento das situações de orientações para Defensoria Pública da União (DPU) e daquelas pessoas que não possuem acesso a internet ou telefone.

De acordo com a coordenadora, Marina Monteiro de Castro e Castro, a ação iniciou com a proposta de funcionamento apenas para o mês de maio, mas, a partir da demanda e dos resultados positivos, viu a necessidade de continuidade, completando, em julho, o terceiro mês de atividades presenciais. “Avaliamos que a meta inicial de possibilitar o acesso ao auxílio emergencial foi cumprida e conseguimos atender um importante grupo de pessoas que não tinha condições de acessá-lo, por falta de informação ou de acesso à internet. A partir de agosto, iniciamos uma nova fase com o trabalho remoto.”

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, aponta que as ações realizadas pela UFJF no enfrentamento à Covid-19 procuram abarcar uma série de iniciativas, como coleta de material para testagens de pessoas com sintomas da doença, produção de álcool em gel, pesquisas e, em um contexto tão difícil para o país, também contam com orientações sobre o acesso ao auxílio emergencial. “Iniciada pela Faculdade de Serviço Social, articulou outras unidades de ensino e teve muita relevância porque atendeu muitas pessoas presencial e remotamente. É importante que a população seja informada e essa atividade seja mantida por mais tempo.”

Os atendimentos presenciais encerram-se nesta quinta-feira, 30. No entanto, os casos que apresentarem situações de extrema dificuldade serão avaliados e, se for constatada a necessidade, a orientação nos prédios da UFJF será agendada e deve seguir todas as normas e orientações de biossegurança.

Outras informações
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