Nesta segunda-feira, 18, acontece o início dos pagamentos referentes à segunda parcela do Auxílio Emergencial do Governo Federal a famílias em situação de vulnerabilidade. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) continua a prestar orientações e esclarecer dúvidas através do projeto de extensão “Ação de orientação à população referente ao benefício assistencial emergencial”. O atendimento está sendo feito via telefone ou presencialmente, e funciona até 29 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Iniciativa esclarece dúvidas de famílias em situação de vulnerabilidade e com direito ao benefício pago pelo Governo Federal (Foto: William Iven/Pixabay)

O projeto orienta pelos telefones (32) 2102-3562 ou (32) 2102-3563. Para atendimentos presenciais, é preciso agendar um horário pelo número (32) 2102-3561 ou pelo e-mail orientacaoauxilioemergencial.ufjf@ufjf.edu.br. Essa forma é voltada para pessoas sem acesso à internet ou com dificuldades na compreensão e realização do cadastro. O suporte presencial segue as normas higiênicas da Organização Mundial da Saúde (OMS), evitando aglomerações e respeitando o tempo de duas pessoas a cada hora para desinfecção do local. 

Segundo a coordenadora do projeto, Marina Castro, a necessidade de agendar o atendimento presencial ajuda a evitar um maior deslocamento de pessoas. “Vimos que várias questões são facilmente solucionadas por telefone. Às vezes, as pessoas ligam em busca do atendimento presencial, quando, na verdade, não é necessário que ela saia de casa. Os casos que de fato recebemos presencialmente são aqueles de pessoas com reais dificuldades de compreensão do aplicativo ou de acesso à internet.”

Acesso à informação
Marina afirma que o projeto já vem obtendo resultados positivos, mesmo nas suas primeiras semanas de funcionamento. “Conseguimos evitar, através do atendimento remoto, que muitas pessoas fossem até a Caixa Econômica para retirar suas dúvidas. Fomos procurados por instituições assistenciais de Juiz de Fora, idosos com dificuldades no aplicativo, habitantes sírios, entre outros. O dia-a-dia e a constante colaboração com a população têm nos mostrado, entre outras coisas, a importância da socialização do acesso à informação.” 

O projeto é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional e a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra). Além disso, conta com colaborações dos cursos de Serviço Social, Letras, Engenharia, Administração e Ciências Contábeis, e do Sindicato dos Bancários. 

Mais informações
Telefone para agendamento de atendimento presencial: (32) 2102-3561

E-mail para agendamento de atendimento presencial: orientacaoauxilioemergencial.ufjf@ufjf.edu.br 

Telefone para orientações e esclarecimentos de dúvidas: (32) 2102-3562 / (32) 2102-3563

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJF oficial 

Instagram: @ufjf 

Twitter: @ufjf_ 

Youtube: TVUFJF