O horário de atendimento, feito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para orientações gratuitas às pessoas que têm direito ao auxílio emergencial mudou. A partir do dia 1º de junho, o serviço passa a funcionar das 9h às 16h, sempre de segunda a sexta, na Faculdade de Serviço Social, no campus.

A iniciativa é conduzida pelo projeto de extensão “Ação de orientação à população referente ao benefício assistencial emergencial”, que oferece para a comunidade suporte sobre o benefício disponibilizado pelo Governo Federal devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do projeto, Marina Castro, a modificação visa adequar o horário para garantir a segurança e o respeito ao expediente da equipe responsável pela limpeza do ambiente. Além disso, a alteração possibilita que o espaço possa ser desinfectado com maior eficácia durante e após a realização das atividades.

“A higienização leva em média 30 minutos para ser realizada e a equipe tem saído em horário diverso. Com essa nova proposição, garantimos a realização da desinfecção com tranquilidade e, por questões de segurança, encerraremos o expediente todas juntas. Além disso, usaremos o horário entre 16h e 17h para fazermos os balanços diários”, explica.

Outra mudança para melhor atender a comunidade é a disponibilização de todos os telefones para atendimentos. Os interessados em orientações,  esclarecimentos de dúvidas e agendamentos presenciais podem entrar em contato com os integrantes da ação por meio dos telefones: (32) 2102-3561 / 3562 / 3563 .

Balanço
Em menos de um mês, já foram contabilizados mais de 400 atendimentos, acolhendo não apenas Juiz de Fora, mas também moradores de outras cidades. “Percebemos a relevante busca de pessoas do entorno da UFJF, de bairros como São Pedro, Caiçaras, Santos Dumont e Dom Bosco. Também atendemos cidades diversas, por exemplo, Rio Pomba, Santos Dumont, Leopoldina, Além Paraíba, Abre Campo, Divinópolis e, até mesmo, São Paulo”, aponta a coordenadora.

A coordenação observa que a ação tem sido um importante veículo de socialização de informações acerca do auxílio e também de acesso a internet, onde há um fluxo de atendimento, em média, de 20 pessoas por dia, alcançando pico de 60 cidadãos.

“A nossa avaliação sobre o projeto extensionista é muito positiva, no sentido de efetivação do acesso à informação, da interlocução com as instituições da cidade e também de afirmação do compromisso social da Universidade. O grupo realizou a proposta de continuidade das atividades, tendo em vista a permanência de demanda por atendimento, de situações que requerem seguimento e, também, aumento de orientações para a assistência jurídica gratuita via Defensoria pública, tendo em vista esta ser a única forma de contestação dos benefícios negados para quem tem hipossuficiência econômica”, reitera.

O projeto
O projeto foi iniciado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional e a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), e tem a participação de colaboradores da Faculdade de Serviço Social, Letras, Engenharia e Administração e Ciências Contábeis, e do Sindicato dos Bancários.

O atendimento prioriza as pessoas que não têm acesso à internet e encontram dificuldades em realizar e compreender as informações do cadastro. Durante a ação, há uma conduta adequada para as condições de biossegurança. O público é atendido sem aglomerações, com o intuito de preservar a saúde de todos e contribuir ao acesso do benefício. A iniciativa estará em funcionamento enquanto houver demandas comunitárias.

Outras informações
E-mail para agendamento de atendimento presencial: orientacaoauxilioemergencial.ufjf@ufjf.edu.br

Telefone para orientações e esclarecimentos de dúvidas: (32) 2102-3561 / (32) 2102-3562 / (32)2102-3563

Acompanhe a UFJF nas redes sociais