Inscrições para as bolsas podem ser feitas até domingo, 23, via-online (Foto: Pixabay)

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicou, nesta segunda-feira, 17, três editais para o desenvolvimento de ações de apoio social e inclusão digital na Universidade, diante do contexto de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia causada pela Covid-19.

Os editais de Auxílio Digital Graduação; Auxílio Digital Pós-graduação e Auxílio Emergencial Graduação, disponíveis na página da Proae, geraram dúvidas, devido ao seu ineditismo. Reunimos perguntas dos estudantes, recebidas por meio das redes sociais da UFJF, respondidas pela assistente social da Proae, Thássia Soares:

Quando começam as inscrições?
As inscrições começaram às 14h do dia 17 de agosto e se encerram neste domingo, 23.

– Quem vai entrar no segundo semestre pode solicitar o auxílio?
– O auxílio é apenas pra quem já estuda ou também para alunos que foram aprovados esse ano?
Fiz a matrícula online do segundo semestre do Pism. Posso me inscrever?
Quem fez apenas a matrícula on-line (pré-matrícula) pode solicitar o auxílio?
Não. Conforme consta nos editais, para se inscrever o discente deve estar regularmente matriculado e deveria estar frequentando curso de graduação presencial da UFJF na ocasião em que foram suspensas as atividades presenciais. Desta forma, quem ingressou no segundo semestre não pode participar.

Posso pedir auxílio digital para pagar minha internet que já é contratada?
Sim, pode. O Auxílio de Inclusão Digital é para garantir acesso dos estudantes à internet durante o ensino remoto, ou seja, pode ser para contratar, manter ou melhorar os serviços.

No Anexo II do Edital N° 01/2020, consta que devemos apresentar a Carteira de Trabalho com foto e, no meu caso, comprovar, com as duas primeiras páginas, que não há registros. Porém não tenho Carteira de Trabalho impressa. Fui tentar fazer e me disseram que não é possível a emissão da mesma, que há apenas a Carteira Digital. Como eu devo prosseguir com essa questão?
Aqueles que não possuem Carteira de Trabalho física podem apresentar o documento gerado no aplicativo da Carteira de Trabalho digital. Neste, devem constar as informações solicitadas no Anexo II.

Eu preciso estar com o CadÚnico atualizado para poder solicitar o auxílio da graduação?
Se o discente fez e/ou atualizou o CadÚnico nos últimos dois anos, este ainda tem validade e pode ser entregue para participação no Edital. Confira no Comprovante de Cadastro do CadÚnico Único a validade de seu cadastro.

Antes da pandemia, eu recebia auxílio transporte e faço parte da cota A. Tenho direito?
Os discentes dos cursos de graduação presencial da UFJF podem participar, desde que atendam aos critérios descritos nos editais. Para quem já é bolsista da Proae, já houve a comprovação de renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Portanto, estão aptos a participar. Desta forma, devem seguir as orientações descritas no Edital.

Aluno EaD não tem direito?
Não. O Auxílio de Inclusão Digital é destinado somente para os discentes matriculados nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação. O Auxílio Emergencial é destinado a estudantes matriculados nos cursos de graduação presencial.

Quando teremos informações sobre empréstimo de computadores?
A política de empréstimo de equipamentos está em processo de estruturação e será divulgada em breve nos meios digitais da UFJF.

Os auxílios dos editais podem ser acumulados?
Sim. Os discentes da graduação podem participar dos dois editais, desde que atendam aos critérios dos mesmos. Já os estudantes da pós-graduação podem solicitar somente o Auxílio de Inclusão Digital.

Só de clicar em “participar” já estarei inscrita? Já tenho um auxílio da Proae. O acesso é pelo link Assistência Estudantil?
Os discentes que já participam do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae e desejam solicitar o Auxílio de Inclusão Digital e/ou o Auxílio Emergencial devem entrar no Siga 3, ícone “Assistência Estudantil”, e escolher o Auxílio do qual desejam participar, observando sempre se atendem aos critérios descritos nos editais.

Na parte de inclusão digital, diz para apertar “eu autorizo” e “participar” no Siga, porém só tem “participar”. Como faço?
Basta clicar em “participar”.

Para quem já possui a Bolsa Pnaes, quais os documentos necessários?
Os discentes que participam do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae e desejam solicitar o Auxílio de Inclusão Digital e/ou o Auxílio Emergencial devem entrar no Siga 3, ícone “Assistência Estudantil” e escolher o Auxílio do qual desejam participar, observando sempre se atendem aos critérios descritos nos editais.

O formulário tem que ser entregue como? Todo mundo tem que preenchê-lo?
Para participação no Auxílio de Inclusão Digital da Graduação, o estudante que não participa do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae deve preencher o formulário socioeconômico no Siga, baixá-lo em formato PDF e enviá-lo junto com o Anexo I e o CadÚnico, devendo os documentos ser anexados ao e-mail, conforme orientação do Edital.

Se a pessoa já recebe bolsa, mesmo assim terá direito?
Sim, discentes que participam do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae podem solicitar o Auxílio de Inclusão Digital e/ou o Auxílio Emergencial, desde que atendam aos critérios descritos nos editais.

Preciso apresentar documentação, tendo entrado pela cota B?
Caso o discente não participe do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae e deseja solicitar o Auxílio de Inclusão Digital da Graduação, deve apresentar o Formulário Socioeconômico do Siga, o Anexo I do Edital 01/2020 e o CadÚnico.

Qual a diferença de público-alvo do auxílio inclusão e do auxílio emergencial?
Para o Auxílio de Inclusão Digital da Graduação, a renda bruta familiar per capita mensal precisa ser de até 1,5 salário mínimo. Para o Auxílio Emergencial, a renda bruta familiar per capita mensal precisa ser de até 0,5 salário mínimo. Em ambos os casos, os estudantes devem participar do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae.

Minha mãe teve seu contrato de trabalho suspenso. Logo, não há extratos dos meses solicitados. Devo enviar o termo de rescisão?
Sim, é necessário apresentar o Termo de Rescisão e o comprovante de recebimento do Auxílio Desemprego.

Não apareceu a opção de cadastro no meu Siga. Já possuo apoio estudantil. Tenho direito?
Caso as abas de inscrição não apareçam no Siga, é necessário preencher as informações da primeira página e salvar. Após esse procedimento, o estudante conseguirá ver as abas de inscrição nos auxílios.

Posso requerer Auxílio Inclusão Digital e Auxílio Emergencial?
Sim, se o discente já participa do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae e se possui renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Além disso, deve estar regularmente matriculado e deveria estar frequentando curso de graduação presencial da UFJF na ocasião em que foram suspensas as atividades presenciais.

Depois de clicar em participar, como terei certeza que minha inscrição está valendo?
O sistema não gera comprovante. Fique atento à mensagem “Salvo com sucesso!” que aparece após clicar em “Participar”.

Eu já recebo Auxílio-Moradia, mas houve mudanças na minha renda familiar. Devo solicitar o Auxílio Emergencial e enviar documentos?
Durante a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, a Proae não está recebendo documentação para atualização. Desta forma, será considerada a última análise socioeconômica.

Se eu estiver no CadÚnico da minha família, preciso apresentar documentação do anexo 2?
Para participar do Auxílio de Inclusão Digital, o discente que tem CadÚnico atualizado com  a composição do grupo familiar de origem não precisa enviar a documentação do Anexo II. Deve apresentar o CadÚnico, a Declaração de Renda do Anexo I e o Formulário Socioeconômico do Siga. Não se esqueça de se inscrever no Siga 3.

O auxílio Pnaes já conta como renda para critério de inscrição?
As bolsas e auxílios estudantis não são considerados no cálculo de renda para fins de análise socioeconômica.

O aluno que é monitor bolsista também pode receber esse Auxílio?
Sim, desde que atenda aos critérios dos editais. O Auxílio de Inclusão Digital e o Auxílio Emergencial podem ser acumulados com as bolsas acadêmicas.

Outras informações
atendimentosocial.proae@ufjf.edu.br

Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF