Com o objetivo de promover um debate a partir da perspectiva histórica e social, o Ciclo de Debates “Juiz de Fora: cidade negra” traz o tema “Saúde e racismo do pós-abolição ao enfrentamento da Covid-19”. A live acontece nesta terça, 28, às 19h, via Youtube

Evento é uma produção do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi) em parceria com o grupo de pesquisa Afrikas (Foto: Pixabay)

O evento é uma produção do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi), em conjunto com o grupo de pesquisa Afrikas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ideia é pensar a cidade negra que surge da expansão escravista do século XIX e continua a se alimentar das migrações negras rural/urbana do século XX, além de pensar e conhecer o centro de referências dessas memórias para, posteriormente, produzir depoimentos e pesquisas. 

Para a coordenadora do Labhoi, Hebe Mattos, a importância do evento se relaciona com a história da experiência negra no Brasil e no contexto atlântico, que vem sendo feita há algumas décadas, mas que é menos visível em alguns locais. “A ideia é pensar nessa história e no racismo a partir da experiência local, na cidade de Juiz de Fora, inserida em um tema que é absolutamente crucial em termos nacionais e transnacionais.” 

A mediadora Giovana Castro, doutoranda em História na UFJF e membro do Labhoi, ressalta que o evento fará um macro painel sobre saúde da população negra e suas relações com o estado democrático e políticas de memória. “A vinculação do ciclo com o centro virtual e a constituição dessa memória aqui em Juiz de Fora é o coração de tudo. Esses debates vão ao encontro das discussões sobre memória, apagamento e luta antirracista.”

O palestrante Marcos Vasconcelos, também doutorando em História na UFJF, trata a temática de acordo com os primeiros decênios do século XX. “Irei abordar as repressões que incidiam sobre as práticas alternativas de cura em Juiz de Fora e a importância e os significados dessas atividades no cotidiano da população.”

Outras informações
Instagram

Facebook

Youtube