A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Cossbe/Siass) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicaram um novo episódio de sua série de vídeos sobre autocuidados e proteção da saúde em tempos de pandemia. O sexto vídeo da série, “Protegendo você, sua família e a comunidade”, trata dos cuidados e medidas de precaução contra a Covid-19.

Com intuito de orientar profissionais da instituição, e também a comunidade, sobre problemáticas presentes no cotidiano durante o período de isolamento social, a cartilha já conta com seis vídeos. As temáticas anteriores abordaram saúde mental, alimentação e autocuidado no trabalho remoto. Nesse último, o tema é proteção. O episódio, desenvolvido por enfermeiros da Cossbe/Siass, reforça a importância do isolamento social e aponta atitudes diárias que se deve tomar para proteger a si mesmo e os que vivem ao redor.

Enfermeiro da Cossbe/Siass e participante na produção do vídeo, Paulo Sérgio Pinto afirma que o intuito de desenvolver um episódio focado nesse tema é o de frisar as medidas essenciais de prevenção no cotidiano que a doença tem imposto. “Nesse momento, a elevação do número de pessoas acometidas pela Covid-19 e a ausência de uma vacina contra essa doença reafirmam a necessidade de manter as medidas de prevenção e proteção possíveis. Esse material reforça atitudes tão necessárias, e por vezes, ainda negligenciadas por algumas pessoas, o que pode afetar não só a saúde individual, mas trazer repercussões coletivas.”

De acordo com a enfermeira da Cossbe/Siass e também responsável pela produção do vídeo, Quéren Carvalho, o momento que se vivencia é crítico e complexo, principalmente devido à enxurrada de fake news que são compartilhadas todos os dias. “Como profissional da saúde, considero primordial difundir informações baseadas em fontes confiáveis e de qualidade. Minas Gerais está apresentado um cenário de aumento de casos da Covid-19, dessa forma, todas as medidas de prevenção devem ser intensificadas, principalmente as de distanciamento social, se for possível”.

Confira aqui o vídeo.

Outras informações: siass@ufjf.edu.br