A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Cossbe/Siass) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgaram três novos episódios de sua série de vídeos sobre autocuidados para proteção da saúde em tempos de pandemia. Os novos capítulos abordam a temática do home office na perspectiva de minimizar seus impactos negativos. 

O objetivo da série como um todo, agora composta por cinco episódios, é orientar os profissionais da instituição e atingir a comunidade, abordando problemáticas presentes no cotidiano e seus impactos durante o período de isolamento social. Os novos vídeos tratam sobre questões como rotina familiar, orientações para as chefias, cuidados para reuniões virtuais, postura, ajuste de mobiliários e orientações para alongamentos. “Muitas pessoas se encontram compulsoriamente nessa situação de trabalho remoto, assim, é importante trazer a temática à tona”, considera a psicóloga da Cossbe, Leandra Duarte.

Leandra explica também que o trabalho começou numa perspectiva interna de atender aos servidores, mas, pensando na importância social da UFJF no contexto de pandemia, os episódios passaram a ser desenvolvidos para atender toda a população. “O episódio de saúde mental abordou sentimentos que são comuns a todos, o de alimentação disponibilizou orientações de aquisição e manejo de produtos, e agora as orientações sobre trabalho remoto se adequam também ao estudante que está tendo atividades on-line. A escolha de cada temática e o formato da cartilha, com imagens e textos curtos, têm sido pensados de forma a beneficiar o maior número de pessoas possível.” 

A professora da Faculdade de Fisioterapia da UFJF, Vanusa Caiafa Caetano, explica que o trabalho remoto pode ser mais prejudicial à postura do que a rotina dentro do ambiente organizacional. “Habitualmente, os postos de trabalho são projetados com medidas ergonômicas, tais como mesas e cadeiras adequadas e uma organização temporal do processo de trabalho dentro de uma rotina diária e programada. Dessa forma, as consequências do home office podem ser associadas com muitas dores pelo corpo, principalmente na coluna vertebral, mediante um posto de trabalho improvisado, além de toda a ansiedade e estresse que os tempos de pandemia têm gerado.” 

Confira os vídeos
Episódio 3 – Trabalho remoto I
Episódio 4 – Trabalho remoto II
Episódio 5 – Trabalho remoto III

Outras informações: siass@ufjf.edu.br