A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou dois novos editais. O Edital 03/2020 tem como objetivo apoiar as demandas da sociedade civil organizada em Juiz de Fora e Governador Valadares. Já o Edital 04/2020 visa fomentar projetos de extensão que tenham interface com a pesquisa. As propostas devem ser encaminhadas por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga Extensão) até o dia 31 de julho.

Podem participar das seleções, projetos coordenados por professores efetivos ou substitutos, técnico-administrativos em Educação (TAEs) com nível superior pertencentes ao quadro da UFJF e professores convidados aprovados conforme as regras disponibilizadas nos editais. No total podem vir a ser oferecidas 62 bolsas para estudantes de ambos campi.

Para a  pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, por se tratarem de ações extensionistas, os dois editais prevêem a realização de trabalhos junto a comunidade externa. “As iniciativas devem procurar a melhoria das condições de vida e de atendimento aos direitos sociais, portanto são ações interventivas, ainda que no momento sejam realizadas de forma remota.”

Demandas da sociedade civil e organizada

O Edital 03/2020 tem a finalidade de estimular e apoiar projetos de extensão que visem atender às demandas da sociedade civil organizada em Juiz de Fora e Governador Valadares. Os projetos inscritos podem contar com a participação de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFJF. Neste programa consideram-se como “demandas da sociedade civil organizada” as reivindicações oriundas de movimentos sociais de caráter popular que buscam promover direitos sociais, políticos, econômicos e cidadania.

Segundo Ana Lívia, foram levantadas as demandas de entidades, organizações e coletivos, estruturados em Juiz de Fora, Governador Valadares e nas regiões ao entorno dos municípios, que possam vir a ser atendidas pelos diferentes projetos da universidade. “Portanto, é um edital que surge como resposta às necessidades da comunidade para que a UFJF desenvolva ações que possam fortalecer o atendimento das reivindicações que esses coletivos possam ter.”

Para este edital são concedidas 30 bolsas de extensão aos projetos, sendo 20 para o campus de Juiz de Fora e 10 para Governador Valadares. O cronograma, assim como os focos temáticos, o público que deve ser atendido e os procedimentos de inscrição podem ser conferidos no edital. Os resultados parciais serão divulgados no dia 20 de agosto, já os finais estão previstos para o dia 31 do mesmo mês.

Projetos de extensão em interface com a pesquisa

Já o Edital Nº 04/2020 busca promover e dar suporte aos projetos de extensão que possuem interface com a pesquisa científica e/ou desenvolvimento tecnológico. São ofertadas 32 bolsas de extensão, apenas para estudantes de graduação, distribuídas igualmente para ambos os campi, 16 para Juiz de Fora e as outras 16 para Governador Valadares.

Para concorrer neste edital, os projetos devem ter um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, para alcançar um objetivo bem definido. Além disso, deve resultar em um produto para a expansão ou aperfeiçoamento das instituições envolvidas. “Os projetos são de caráter acadêmico e procuram articular o conhecimento teórico produzido na Universidade e a formação profissional dos nossos estudantes, articulados às demandas da sociedade”, reforça a pró-reitora de Extensão.

O cronograma, assim como, os focos temáticos, o público que deve ser atendido e os procedimentos de inscrição podem ser conferidos no edital. Os resultados parciais também são divulgados no dia 20 de agosto e os finais estão previstos para o dia 31 do mesmo mês.

Outras informações: Pró-reitoria de Extensão (Proex)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf