Está no ar a quinta edição do boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos, desenvolvida e alimentada por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O documento apresenta uma leitura clara e acessível dos dados acerca do novo coronavírus. As informações são colhidas da própria plataforma, que divulga números e gráficos atualizados sobre a pandemia de Covid-19.

Minas Gerais registra alta taxa de contaminação por cada paciente confirmado

O boletim informa que os casos confirmados de Covid-19 em Juiz de Fora duplicaram em 16 dias – e, neste mesmo período de tempo, o número de óbitos aumentou 40%. No dia 18 de junho, o total de casos acumulados era de 1.108 e, de mortes, 45; já no dia 4 de julho, eram 2.244 casos e 63 óbitos. Na data de publicação desta matéria, a cidade contabiliza 73 mortes e 2.487 casos confirmados. Desde o dia 22 de junho, a taxa de letalidade não apresentava aumento, porém, nos dias 6 e 7 de julho, ela voltou a crescer, chegando a 2,9%.

Os pesquisadores alertam que a Zona da Mata, refletindo a situação de Minas Gerais, passa por um momento de rápido aumento de número de casos. Entre as microrregiões que a compõem, a de Juiz de Fora ainda é, disparadamente, a que lidera o grupo em número de casos confirmados, seguida por Muriaé e Cataguases.

Número de Reprodução Efetivo (Rt)
Uma das novidades da plataforma JF Salvando Todos é a disponibilização de estimativas do Número de Reprodução Efetivo (Rt) para todo o Brasil, incluindo divisões como as de municípios, regiões de saúde, Unidades de Federação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), valores de Rt persistentemente menores que 1 é uma das condições necessárias para que a pandemia possa ser considerada sob controle”, explicam os pesquisadores. Essa estatística indica o número de casos secundários produzidos em média por um indivíduo com Covid-19.

De acordo com o boletim informativo, Minas Gerais apresenta um Rt notável, evidenciando uma grande contaminação da doença por pacientes confirmados. Na região Sudeste, Minas tem a maior discrepância em relação ao Rt estimado (observe o gráfico no final desta matéria): o gráfico do estado demonstra um comportamento inconstante e vários picos desde o início dos registros de casos do novo coronavírus. Essa situação, segundo os pesquisadores, embora dificulte a interpretação da doença, também denota que, em grande parte da curva em Minas Gerais, a estatística Rt esteve acima de 1; ou seja, há proliferação descontrolada da Covid-19 no estado.

O documento também divulga o conjunto de oito indicadores definidos pela OMS que devem ser considerados pelas autoridades sanitárias. “Ter uma taxa de ocupação de leitos ‘confortável’ não pode ser a única condição para a adoção de medidas de flexibilização do isolamento social”, denotam os autores do documento.

Gráfico da curva formada pela estimativa da estatística Rt em Minas Gerais (Fonte: JF Salvando Todos)

Outras informações:
5° boletim informativo JF Salvando Todos