Com o objetivo de ampliar as discussões a respeito de dois temas de grande relevância em saúde na atualidade, a Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos (Latto) promove, entre os dias 23 e 24 de julho, o I Webinar: Transplante em foco – Interface entre transplantes e as implicações do novo Coronavírus”. 

Organizado pela Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos, seminário discute implicações do novo coronavírus e transplante como especialidade médica (Foto: Visualhunt)

O seminário, que acontece integralmente pela internet, através do canal da Latto no YouTube, conta com aulas, palestras e sessões de perguntas a respeito dos temas “implicações do novo coronavírus” e “transplante como especialidade médica”. 

As discussões iniciam-se às 19h e vão até às 21h, em ambos os dias do evento. A programação conta com palestras de quatro especialistas da UFJF, das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Piauí (UFPI); e do Hospital Israelita Albert Einstein. 

As inscrições, gratuitas para profissionais e estudantes, vão até às 18h do primeiro dia do evento e devem ser feitas exclusivamente pela internet.

Pandemia reduz número de transplantes
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), desde o início da pandemia, o número de transplantes realizados no país sofreu uma redução entre 15% e 30%, dependendo do município e do estado analisado. 

Para a ABTO, os motivos que justificam a redução incluem queda no número de mortes por trauma encefálico, devido à redução de acidentes; redução de cirurgias para não sobrecarregar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); suspensão de voos comerciais, o que dificulta o transporte de órgãos; além da impossibilidade daqueles que se contaminam com o coronavírus serem doadores, uma vez que é preciso esperar pelo menos 28 dias após a recuperação do paciente.

Segundo a ligante Daniela Toledo, os temas possibilitarão aos participantes atualizarem-se quanto à situação dos transplantes e dos pacientes transplantados no país, com a possibilidade de interagir com grandes profissionais da área. “Também será possível conhecer aspectos da formação dos especialistas em transplantes renal e hepático”, acrescenta.

Ao final do evento, os participantes receberão certificado concedido pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (Ablam).

Outras informações
Perfil da Latto no Instagram