Professor Reginaldo Britto com alunos da Rede Básica (Foto: arquivo pessoal)

O programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  “Encontros Temáticos da Comunidade Negra” realiza nesta segunda-feira, dia 29, às 17h, no Instagram, a transmissão ao vivo “Um olhar decolonial para a sala de aula”. A atividade terá como convidado o professor da Rede Básica pública e doutorando em Educação na UFJF, Reginaldo Ramos de Britto, que também é mestre em Educação Matemática, especialista em Educação para Ciências e graduado em Ciências Humanas e Matemática pela Universidade.

Nesta live a temática a ser discutida tem o foco na Educação Matemática Crítica. Neste encontro virtual será abordada a experiência desenvolvida, pelo professor Reginaldo Britto e seus alunos, numa comunidade Quilombola”, conta o coordenador do programa de extensão e professor do Departamento de Matemática da UFJF,  Willian José da Cruz. 

Cruz salienta que o objetivo do programa de extensão é  debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade, por meio de encontros mensais. Em tempos de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, as atividades presenciais foram temporariamente suspensas e as ações podem ser acompanhadas pelas redes sociais.

Willian Cruz, professor do Departamento de Matemática, é o coordenador do Programa de Extensão (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“O programa de extensão visa discutir o papel social e político da Educação. Entendemos que pela educação podemos superar o racismo e outras formas de discriminação na nossa sociedade. O professor Reginaldo faz uma ponte bastante relevante sobre o papel da Educação Matemática Crítica. Em seus trabalhos, aborda desde o modo habitual de conceber o conhecimento até a organização do currículo escolar,  questionando o mito da democracia racial que nos impele a naturalizar as assimetrias sociais e étnico-raciais em práticas cotidianas”, explica Cruz. 

Conheça o blog do Programa de Extensão Encontros Temáticos da Comunidade Negra e siga o projeto no Instagram

Iniciativa Pioneira

O programa de extensão ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’  é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor Willian Cruz, tem a participação de docentes de outras unidades acadêmicas, como Fernanda Thomaz, do Departamento de História,  Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, Francione de Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação, e Julvan Moreira de Oliveira, também da Faculdade de Educação e  diretor de Ações Afirmativas da instituição. A iniciativa conta ainda com a participação de dois bolsistas estudantes de graduação, Yago Souza e Andressa Borges, ambos do Bacharelado em Nutrição. 

Saiba mais:

“Matemática Africana quando e onde?” 

“Encontros Temáticos da Comunidade Negra”  lança blog

Encontros temáticos sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região

‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ recebe inscrições de bolsistas

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br